Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cadê os doadores? Frio despenca procura por doação de sangue em Campo Grande

Normalmente, mais de 120 pessoas são doadoras por dia e, com o frio, apenas 51 doaram sangue na terça-feira (14)
Karina Campos -
sala de espera
Sala de espera do Hemosul nesta manhã (Divulgação)

Desde a última segunda-feira (13), quando iniciou a queda de temperatura em , o Hemosul de Campo Grande registrou redução significativa na doação de sangue de todos os tipos sanguíneos.

Segundo a Gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul, Mayra Franceschi, na manhã desta quarta-feira (15), o setor de espera estava com cadeiras vazias.

“Precisamos de 120, 150 pessoas (…) Não estamos alcançando nem a metade dos números. Deu uma refrescadinha, mas ainda é pouco, só 16°C. Precisamos com urgência de doações do tipo O+ e O-, mas todas as tipagens são bem-vindas, porque produzimos as plaquetas que só duram cinco dias”, descreve.

Na segunda-feira, foram cadastradas 80 pessoas e teve 67 doadores. Já na terça-feira (14), houve 68 cadastros e 51 doações.

Quem pode doar?

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe, ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 kg, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabete, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia, deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto, fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Motorista foge após colidir veículo contra poste no bairro Santo Antônio

Apresentador da Band é detonado após atacar vítimas de feminicídio: ‘Gosta de apanhar’

Um ano após morte de Silvio Santos, neto do apresentador fala sobre luto: ‘me dá um bug na cabeça’

Por que Donald Trump caminha em zigue-zague? Motivo ‘sinistro’ vem à tona

Notícias mais lidas agora

imasul

e-MS dificulta defesa em multas ambientais de Mato Grosso do Sul, acusam advogados

‘Ser livre’: conheça auxílio de até R$ 24 mil para mulher e filhos recomeçarem longe do agressor em MS

Jovem é morto com facada no peito após tentar proteger cunhado no Paulo Coelho Machado

Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas: ‘não adianta o presidente Trump taxar’

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente é socorrido após se afogar em clube sem salva-vidas em Campo Grande

Jovem foi resgatado da água e recebeu massagem cardíaca de banhistas

Polícia

‘Era uma pessoa tranquila’: familiares e vizinhos lamentam morte de ‘Dentinho’ no Paulo Coelho Machado

Homem foi morto com facada no peito após defender cunhado

Famosos

Nasce Oliver, o primeiro netinho de Joelma: ‘Eu estou apaixonada’

Filha de Joelma, Yasmin Mendes Faria deu à luz Oliver, seu primeiro filho com Neto Alcântara; esse é o primeiro netinho da ex-vocalista do Calypso

Le Blog Maria Antonia

Do Brasil para o verão europeu: as Havaianas

As Havaianas estão realmente fazendo sucesso na Europa durante o verão, tornando-se um acessório de moda bastante popular e desejado. A marca, conhecida por sua identidade brasileira, tem investido em colaborações com marcas de luxo e iniciativas como a “House of Havaianas”, que reforçam sua presença e atraem a atenção de influenciadores e celebridades. As … Continued