Cadê ela? Com bloqueio atmosférico, Campo Grande completa 30 dias sem chuvas significativas
Há dois dias, uma breve garoa caiu em alguns bairros, mas sem refresco para umidade do ar
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dificuldade para respirar, postos de saúde cheios de pacientes com problemas respiratórios e favorecimento de incêndios florestais. Tudo isso desencadeado pela baixa umidade do ar que Campo Grande enfrenta. A cidade completa 30 dias sem chuvas significativas, aliados a mudança do tempo quente para o frio nos últimos dias.
Esta previsão já havia sido alertada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), pois há atuação de uma alta pressão atmosférica. Este sistema meteorológico continua favorecendo o bloqueio atmosférico sobre o centro do país, inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que no dia 16 de abril, as três estações marcaram volume considerável, sendo 43 milímetros na Vila Santa Luzia, 36,8 mm na estação da UPA Aparecida Gonçalves e 28,6 mm no ponto próximo ao Núcleo Industrial.
Já no dia 17, a precipitação alcançou 37,8 milímetros na estação da Vila Santa Luiza e marcou 24,8 mm no ponto próximo ao Núcleo Industrial. Desde então, o Inmet não contabiliza precipitações registradas na Capital. O Cemtec pontua acumulado de 16,6 mm em Campo Grande no dia 21 de abril.
Aliado a falta de chuvas, a cidade ainda enfrentou 15 dias em alerta da onda de calor, encerrada no dia 12 de maio. Durante esse período, Campo Grande registrou temperaturas 5°C acima da média, em pleno outono.
O ameno no calorão só foi possível com a chegada de uma frente fria, na última segunda-feira (13). O Cemtec explica que a passagem deste sistema meteorológico favoreceu a quebra do bloqueio atmosférico e aumento de nebulosidade, mas chuvas estavam esperadas apenas para a região sul, sudoeste, oeste e sudeste do Estado, o que também não ocorreu.
Sem chuvas
O refresco não deve chegar nos próximos dias, sem previsão de chuva até dia 20 de maio, segundo o Inmet. Há baixíssima probabilidade de água na região central de Mato Grosso do Sul.
No último informativo do Cemtec, as imagens de satélite mostravam muitas nuvens sobre a cidade devido à passagem da frente fria. Entretanto, a previsão indicava muita nebulosidade, sem previsão de chuva significativa, ou seja, se ocorresse, seria apenas chuva fraca ou garoa.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Frigoríficos brasileiros irão suspender o fornecimento de carne a rede Carrefour; entenda
Os maiores frigoríficos do Brasil decidiram que irão suspender o fornecimento de carne ao Carrefour no país. Isso porque o CEO global da rede, Alexandre Bompard, afirmou que a rede deixaria de comprar carne brasileira. Conforme O Globo, algumas marcas já iniciaram o corte de fornecimento ao grupo entre a última quinta-feira (21) e sexta-feira…
‘Um grande sonho’, diz mineiro que largou tudo para se dedicar aos estudos para cargo de promotor
Remuneração para promotor substituto é de R$ 32 mil
Concurso do Coren-MS muda horário de prova de última hora e gera indignação entre candidatos
Segundo os editais, todas as etapas do concurso seriam realizadas conforme o horário de Brasília
Homem é assassinado com cinco facadas no tórax e costas em pátio de combustível em MS
Autor conhecido como ‘Galo’ não foi encontrado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.