Pular para o conteúdo
Cotidiano

Avanço na educação em Campo Grande depende de sinergia entre Câmara e professores, defende ACP

Apenas uma pauta da educação não foi aprovada por unanimidade neste ano
Taís Wölfert -
No local, estiveram presentes professores e vereadores (Foto: Nathalia Alcântara)

Evento realizada nesta quinta-feira (19) defendeu a sinergia entre o Poder Legislativo Municipal e os professores para garantir avanços na de . O posicionamento é resultado da Cerimônia em Defesa da Valorização da Educação, realizada pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), a fim de renovar o compromisso entre a entidade sindical e a Câmara de Campo Grande.

Trabalho conjunto

Durante o evento, que contou com a participação de vereadores e de professores, o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, defendeu a proximidade com o legislativo para melhor compreensão das pautas da educação votadas na Câmara. Um dos exemplos disso é a pauta da reforma do ensino médio, que voltou a ser debatida em 2024.

“Quando discute com a categoria, o vereador tem até mais propriedade para tomar a sua decisão, seja ela qual for” diz o presidente da ACP (Foto: Nathalia Alcântara)

“Agora vem mudança de novo e é uma construção porque lá atrás não foi ouvida a categoria (de professores). Então o que nós estamos, inclusive nesse evento de hoje, é aproximar do legislativo, já que são eles os representantes legais do povo, que votam as leis, para não haver também votações que depois a gente precise retroceder porque não deu certo. Então, quando discute com a categoria, o vereador tem até mais propriedade para tomar a sua decisão, seja ela qual for”, comenta o presidente da ACP.

Jean Felipe comenta a importância de ouvir os professores (Foto: Nathalia Alcântara)

Vereador eleito em 2024, Jean Ferreira (PT) reforça a fala do sindicalista.

“Para você conseguir fazer políticas públicas, para você conseguir fazer uma reforma, seja em qualquer lei, estatuto, regimento, enfim, se você não ouve a base, se você não ouve os movimentos sociais, você não consegue, de fato, ouvir as demandas, as necessidades e entender aquilo que a sociedade precisa para quem está trabalhando na ponta. A educação impacta toda a sociedade e quem sabe o que está acontecendo, de fato, é a classe dos professores, é o sindicato, são os movimentos sociais organizados”.

Das pautas da educação, apenas uma não foi votada por unanimidade esse ano. Entre as mais importantes, o presidente da ACP destaca a Repactuação da lei do piso por 20 horas, que estava parada desde 2019, em Campo Grande. Eleição direta para a educação infantil, sendo a capital a única cidade do estado a ter eleição direta para diretores em todas as escolas da rede municipal e o concurso público para que mais professores ocupem os cargos de maneira efetiva.

O presidente da câmara municipal de Campo Grande, vereador Carlão, explica que para 2025 uma das pautas da Comissão de Educação é o número de crianças fora das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) juntamente com os concursos e valorização do professor.

Presidente da câmara municipal de Campo Grande espera um melhor diálogo com a nova gestão da Prefeitura (Foto: Nathalia Alcântara)

Com relação a nova gestão para 2025, o vereador afirma que espera um diálogo melhor do que foi na anterior.

“Eu espero que tenha diálogo, que seja melhor do que foi nessa gestão anterior, que começou com o prefeito, terminou com uma prefeita e não tive tanto diálogo. Eu tentei por diversas vezes e a gente não teve tanta resposta”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Kãoboy’: chef cria hambúrguer inspirado em Almir Sater e diz que vai oferecê-lo durante Bienal do Pantanal

Motorista fura preferencial e Honda City tomba após colisão em cruzamento

Campo Grande promove plantão de vacinação neste sábado; confira

Vice assume prefeitura de Terenos com missão de ‘recuperar credibilidade’ após operação

Notícias mais lidas agora

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Renato Aragão está em asilo? Lívian Aragão se pronuncia sobre polêmica envolvendo o pai

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio em sítio deixa rua tomada por fumaça no Bairro Terra Morena, em Campo Grande

Moradores da região temem que as chamas se alastrem até chegar à rede elétrica.

Polícia

Nem cachorro escapa: Ladrão ‘dribla’ cão de guarda e furta restaurante pela 7ª vez

Proprietária do restaurante estima um prejuízo de R$ 30 mil com os furtos

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana

Ao todo, são cinco pontos de interdição e 19 em sistema 'Pare e Siga' ao longo da BR-163

Cotidiano

Com mais de 108 mil empresas inadimplentes em MS, país bate recorde de negócios endividados

Empresas inadimplentes de MS acumulam mais de R$ 2,7 bilhões em dívidas