Pular para o conteúdo
Cotidiano

Avanço na educação em Campo Grande depende de sinergia entre Câmara e professores, defende ACP

Apenas uma pauta da educação não foi aprovada por unanimidade neste ano
Taís Wölfert -
No local, estiveram presentes professores e vereadores (Foto: Nathalia Alcântara)

Evento realizada nesta quinta-feira (19) defendeu a sinergia entre o Poder Legislativo Municipal e os professores para garantir avanços na de . O posicionamento é resultado da Cerimônia em Defesa da Valorização da Educação, realizada pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), a fim de renovar o compromisso entre a entidade sindical e a Câmara de Campo Grande.

Trabalho conjunto

Durante o evento, que contou com a participação de vereadores e de professores, o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, defendeu a proximidade com o legislativo para melhor compreensão das pautas da educação votadas na Câmara. Um dos exemplos disso é a pauta da reforma do ensino médio, que voltou a ser debatida em 2024.

“Quando discute com a categoria, o vereador tem até mais propriedade para tomar a sua decisão, seja ela qual for” diz o presidente da ACP (Foto: Nathalia Alcântara)

“Agora vem mudança de novo e é uma construção porque lá atrás não foi ouvida a categoria (de professores). Então o que nós estamos, inclusive nesse evento de hoje, é aproximar do legislativo, já que são eles os representantes legais do povo, que votam as leis, para não haver também votações que depois a gente precise retroceder porque não deu certo. Então, quando discute com a categoria, o vereador tem até mais propriedade para tomar a sua decisão, seja ela qual for”, comenta o presidente da ACP.

Jean Felipe comenta a importância de ouvir os professores (Foto: Nathalia Alcântara)

Vereador eleito em 2024, Jean Ferreira (PT) reforça a fala do sindicalista.

“Para você conseguir fazer políticas públicas, para você conseguir fazer uma reforma, seja em qualquer lei, estatuto, regimento, enfim, se você não ouve a base, se você não ouve os movimentos sociais, você não consegue, de fato, ouvir as demandas, as necessidades e entender aquilo que a sociedade precisa para quem está trabalhando na ponta. A educação impacta toda a sociedade e quem sabe o que está acontecendo, de fato, é a classe dos professores, é o sindicato, são os movimentos sociais organizados”.

Das pautas da educação, apenas uma não foi votada por unanimidade esse ano. Entre as mais importantes, o presidente da ACP destaca a Repactuação da lei do piso por 20 horas, que estava parada desde 2019, em Campo Grande. Eleição direta para a educação infantil, sendo a capital a única cidade do estado a ter eleição direta para diretores em todas as escolas da rede municipal e o concurso público para que mais professores ocupem os cargos de maneira efetiva.

O presidente da câmara municipal de Campo Grande, vereador Carlão, explica que para 2025 uma das pautas da Comissão de Educação é o número de crianças fora das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) juntamente com os concursos e valorização do professor.

Presidente da câmara municipal de Campo Grande espera um melhor diálogo com a nova gestão da Prefeitura (Foto: Nathalia Alcântara)

Com relação a nova gestão para 2025, o vereador afirma que espera um diálogo melhor do que foi na anterior.

“Eu espero que tenha diálogo, que seja melhor do que foi nessa gestão anterior, que começou com o prefeito, terminou com uma prefeita e não tive tanto diálogo. Eu tentei por diversas vezes e a gente não teve tanta resposta”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)