Autoridades destacam grandiosidade e presença de mulheres em nova indústria de MS

Indústria de celulose conta com 3 mil trabalhadores diretos, mas chegou a 10 mil em fase de obras

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Inauguração oficial (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A solenidade de inauguração da indústria de celulose em Ribas do Rio Pardo, foi marcada pelo destaque a grandiosidade da planta da Suzano, o impacto para o município e a participação das mulheres. Em sua fala, Lula destacou apoio ao agronegócio e a importância de apoiar o trabalho de mulheres, sobretudo as negras.

“O dinheiro tem que circular na mão de todo mundo. Precisamos construir esse país, com pessoas que tenham chance, precisamos criar condições para que as pessoas tenham as mesmas oportunidades como essa companheira”, disse Lula, se referindo a Paloma da Silva, trabalhadora da indústria.

Em nome dos 3 mil colaboradores da indústria, Paloma da Silva, uma mulher negra e mãe de uma criança de 7 anos, contou como saiu de Minas Gerais para se tornar a primeira mulher da base florestal contratada pela Suzano em Ribas do Rio Pardo.

“Consegui chegar por ser uma empresa que valoriza a diversidade e confia nas mulheres, sabemos que historicamente esses grupos lutavam por igualdade e aqui me inspiraram a crescer”, conta ela. Atualmente, são mais de 100 mulheres trabalhando na fábrica.

Ministros integram comitiva

Além do presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin, cinco ministros participam da inauguração da fábrica. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, relembrou a inauguração da primeira fábrica de celulose de MS, a Eldorado, em 2011.

“Um dia a gente pode mudar o nome de Mato Grosso do Sul para o Estado da Celulose, porque aqui é o vale da celulose”, disse ela sobre a representatividade do setor para o Estado.

azem parte da comitiva presidencial o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil, Paulo Teixeira; o Ministro da Casa Civil do Brasil, Rui Costa; a Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet; o Ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho; e o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Investimento de R$ 22 bilhões em indústria

A maior fábrica em linha única de celulose do mundo entrou em operação no dia 21 de julho deste ano, após investimento de R$ 22,2 bilhões. A nova fábrica possui capacidade instalada para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.

A planta é responsável pela geração de 3 mil postos de trabalho na região, entre diretos e indiretos em operações industriais, florestais e de logística. No pico das obras, a unidade chegou a receber 10 mil trabalhadores.

A nova unidade também ampliou a capacidade de produção da companhia em Mato Grosso Sul, que, com três fábricas em operação, chega a 5,8 milhões de toneladas de celulose anuais.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀