Foram quase 30 dias sem chuva significativa e calor acima do normal para um inverno, com temperaturas acima dos 35°C, até a chegada da frente fria em Campo Grande. Nesta sexta-feira (9), o campo-grandense tira o casaco do armário e até se anima com a mudança para baixas temperaturas e dia chuvoso.

Há quem diga que o campo-grandense tem seus dias ranzinza, entretanto, o Fala Povo Midiamax desta manhã encontrou moradores com o bom humor reforçado pela melhora na umidade do ar e ameno no calorão.

No Centro de Campo Grande, o servidor público, Amilton Batista, de 68 anos, já se prepara para a queda acentuada nos termômetros, prevista para as próximas horas.

“O frio chegou meio nervoso. Estou me preparando lá em casa, porque o frio é aquela história, quanto mais você se agasalha, mais você tem que se agasalhar. E ainda estão dizendo que vai bater 6°C. O bicho vai pegar”.

Amilton está preparado para o frio intenso (Ana Laura Menegat, Midiamax)

A chuva atrapalhou a rotina dos vendedores ambulantes, acostumados a ficar nas calçadas da Rua 14 de Julho. Contudo, é possível notar que os trabalhadores saíram de casa agasalhados.

Oscar de Souza Moraes, 49, aposentado, foi um deles, que saiu de touca e jaqueta. “O frio veio com tudo. Eu até gosto do frio, acho bom e até prefiro assim, mas isso para quem tem casaco, para quem não tem é meio complicado. Mas está bom, a gente vai sobrevivendo, a natureza aqui que manda”.

Osmar reforçou o agasalho (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Esbanjando sorriso, a aposentada Maria Ribas Santa Cruz, 75, já tem até um plano para aproveitar o friozinho. “Não gosto muito nem de calor, nem de frio, mas estou preparada, porque vou deitar e dormir o dia inteiro! Embaixo de uma cobertinha, com o pezinho quente. Aqui na rua que é complicado, estou até tremendo, mas esse tempo é bom porque estava muito quente e seco, e ainda apagou o fogo do Pantanal, essa foi a bênção”.

Dona Maria tem planos para aproveitar o frio (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Frio de 4°C

A frente fria influencia na mudança do tempo em Mato Grosso do Sul. É esperada a menor temperatura do ano a partir desta sexta-feira (9), com chances de temperaturas abaixo dos 5°C e mais chuva.

Portanto, a sexta-feira será de tempo instável, com aumento da nebulosidade e incidência de chuvas, acompanhadas por uma significativa queda nas temperaturas. Até o próximo sábado (10), a previsão é de que as temperaturas mínimas caiam para valores entre 6°C e 12°C, com a possibilidade de chegarem a 4°C em algumas áreas da região sul.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do tempo e do Clima), as temperaturas poderão despencar a níveis incomuns para a época do ano, principalmente no sul do Estado. Em algumas áreas, esses valores podem ser ainda mais baixos. Já na região pantaneira, a mínima pode chegar a 8°C, enquanto a máxima fica em 16°C.

Campo Grande amanheceu com mínima de 9°C e sensação térmica negativa. A máxima não ultrapassa os 15°C e há possibilidade de mais chuva ao longo do dia.

Na região sul, que amanheceu com mínimas de 7°C, a máxima varia entre 11 e 15°C, como em Ponta Porã e Iguatemi. Na região pantaneira e sudoeste, em Corumbá e Porto Murtinho, as mínimas variam de 9 a 13°C e máximas de 17 a 16°C, respectivamente.