Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Amarelinhos’ da Agetran deixam o trânsito para fiscalizar transporte coletivo de Campo Grande

Remanejamento será para cumprir TAG firmada entre a Prefeitura de Campo Grande e o Tribunal de Contas
Fábio Oruê -
agetran
Agente de Trânsito (Divulgação, Agetran)

Os agentes de trânsito da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vão deixar a fiscalização do trânsito de para se dedicarem a fiscalizar o da Capital.

Segundo o diretor-presidente da pasta, Paulo da Silva, a mudança deve ser publicada e entrar em vigor até o dia 1º de dezembro. “Os agentes da Agetran, que faziam papel de fiscalização, são auditores e estarão sendo transferidos para atender a parte de transporte, fiscalização de terminais, fiscalização da mobilidade urbana”, adianta ao Jornal Midiamax.

Segundo ele, a mudança acontece para o cumprimento do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão), firmado entre a Prefeitura de Campo Grande e o TCE (Tribunal de Contas do Estado). “Eles não vão atender no trânsito. Eles vão estar à disposição do transporte, da Diretoria de Transporte”, informa o diretor-presidente.

Quem vai assumir a função deixada pelos ‘amarelinhos’ são os agentes de trânsito da GCM (Guarda Civil Metropolitana). O TAG, firmado em 2020, estabelece medidas para proporcionar solução adequada para algumas impropriedades, apontadas na inspeção realizada pelo TCE em 2019.

Relatório feito pela equipe técnica do órgão apontou 18 irregularidades. O ajustamento de gestão elenca diversas ações para serem adotadas para melhorar o transporte público. Dentre os itens estão a realização de concursos e reforço na segurança dos terminais, além da construção de corredores de ônibus.

terminal ônibus
Terminal de ônibus (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mudanças no TAG

A Prefeitura de Campo Grande pediu alteração da Jajur (Junta de Análise e Julgamento de Recursos de Transporte) da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos). A proposta foi encaminhada para a Câmara de Campo Grande nesta terça-feira (26). Assim, visa o cumprimento de TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) firmado pelo Executivo.

A proposta pede alteração no artigo 3º da lei municipal nº 6.039/2018. Assim, a Junta será composta por sete membros titulares e igual número de suplentes, “de modo a contemplar, em sua formação, a participação de membros dos órgãos da Agereg, PGM, Sociedade Civil Organizada, trabalhadores do Transporte Coletivo, bem como da OAB”.

Anteriormente, a legislação previa composição da seguinte forma: “7 (sete) membros titulares e igual número de suplentes, sendo 03 (três) representantes de Órgãos Governamentais, 01 (um) representante das Concessionárias de Transporte Coletivo Urbano, 01 (um) representante de entidade representativa dos usuários do Transporte Coletivo Urbano e 02 (dois) representantes não-governamentais assegurada a participação do representante dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Processo seletivo

Prefeitura abre seleção para assistente educacional inclusivo com salário previsto de R$ 2,5 mil

UFMS promove mutirão de saúde e bem-estar com mais de 19 serviços nesta quarta-feira

PSG vence o Arsenal no primeiro jogo semifinal da Champions League 24/25

rose modesto federação

Rose diz que federação União Progressistas “é momento histórico para MS”

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

Anitta aciona órgão federal para impedir uso de seu nome em cosméticos

Últimas Notícias

Polícia

Campo-grandense que matou taxista em Portugal é absolvido pela segunda vez em julgamento

Em 2017, aceitando a alegação de legítima defesa, o Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Campo Grande absolveu Weslley

Polícia

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

Clientes conseguiram fugir do impacto, mas mulher de de 59 anos foi atingida e sofreu luxação na clavícula

Polícia

PCC anuncia fim da ‘paz’ com o CV; conflito começou na fronteira de MS após morte de Rafaat

O rompimento se deve às mortes de inocentes assassinados por banalidade

Política

Câmara aprova três projetos e mantêm veto parcial em sessão desta terça-feira

Projetos incluem proteção animal e medalhas de honra