Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alerta: Bacia do Rio Paraguai se mantém em nível de estiagem em meio a incêndios no Pantanal

De 14 estações hídricas analisadas durante o mês de junho, 12 ficaram abaixo da faixa de normalidade
Clayton Neves -
Visão aérea do Porto Geral de Corumbá mostra nível baixo do Rio Paraguai. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Enquanto os incêndios avançam na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, a bacia do Rio Paraguai, que banha a região, se mantém em níveis de estiagem preocupantes. Com cenário de altas temperaturas, escassez hídrica e baixa umidade do ar, a preocupação das autoridades é com a instalação de condições propícias para o avanço do fogo na região pantaneira. 

De acordo com balanço do Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo), divulgado nesta segunda-feira (8), nos últimos três dias o nível da bacia do Rio Paraguai está abaixo da cota e com redução do nível a cada dia analisado. O mesmo se repete nas áreas dos rios , e Cuiabá. 

De 14 estações hídricas analisadas durante o mês de junho, 12 ficaram abaixo da faixa de normalidade para o mês, com altura da água abaixo do esperado.  

Para a próxima semana, aumento da umidade relativa do ar e queda nos termômetros deve trazer chuva para o Estado, mas sem grandes impactos para interferências no aumento do nível dos rios e nas queimadas no Pantanal. 

“A previsão para a semana indica condições típicas de inverno, com tempo instável devido ao avanço de uma frente fria aliado ao transporte de umidade. Há probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas, com valores que podem ficar entre 5-8°C. Não se descarta a possibilidade para a formação de nevoeiro e/ou neblinas”, antecipou o Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Últimas Notícias

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos

Polícia

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Dois jovens, de 21 e 22 anos, em frente a uma residência, quando o motociclista disparou, no Jardim Aero Rancho

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações