Desde o dia 1º de fevereiro, estão em funcionamento as lombadas eletrônicas e também os sensores de avanço semafórico em mais de 20 cruzamentos de Dourados. A ativação dos equipamentos foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município.
No documento, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informa aos condutores de veículos automotores, a instalação dos equipamentos eletrônicos “visando registrar a infração de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres”.
Os principais cruzamentos que passam a ter fiscalização são: Avenida Marcelino Pires com Hayel Bon Faker; Avenida Marcelino Pires com a Rua Coronel Ponciano; cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Avenida Weimar Gonçalves Torres. (Confira a lista completa no final desta reportagem).
Os equipamentos também funcionam à noite. No entanto, a diretora-presidente da Agência Municipal de Transportes e Trânsito, Mariana Souza Neto, “os registros passam por análise das 23h às 5h. Os condutores que por ventura avançarem o sinal sem gerar risco à segurança no trânsito não serão autuados”, disse.
Período educativo
Outro equipamento, que também está funcionado e merece total atenção dos condutores da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, é a lombada eletrônica que desde a última semana passada, foi reativada em frente a nove escolas de Dourados.
Ainda segundo informações da Agetran, o período é educativo, mas a partir do dia 16 de fevereiro quem não respeitar o limite de velocidade poderá ser autuado.
As lombadas eletrônicas estão ativadas em frente à EM Maria da Rosa Câmara, na Rua Joaquim Teixeira Alves; EM Bernardina de Almeida, na Rua Eulália Pires; EM Pedro Palhano, na Avenida Presidente Vargas.
Os outros pontos são: EM Pref Luiz Antônio, na Rua Eurides de Mattos Pedrozo; EE Menodora de Figueiredo, na Avenida Weimar Gonçalves Torres; EE Maria da Glória, na Rua Mozart Calheiros; EE José Pereira Lins, na Rua Alcides José de Macedo; Colégio Bandeirante (antigo Ceart), na Rua Monte Alegre; e Colégio Objetivo, na Avenida Presidente Vargas.