A Santa Casa de Campo Grande está com 83 pacientes a mais que sua capacidade nesta quinta-feira (12). A situação é agravada pela quantidade de vítimas do trânsito de campo Grande que chegam à unidade.
A situação foi exposta pelo hospital nesta quarta-feira (11), quando a unidade de saúde atingiu 86 pacientes a mais que sua capacidade.
“Estamos enfrentando uma epidemia de traumas, com um aumento significativo de vítimas de acidentes de trânsito, quedas e acidentes de moto. Pedimos que a população tome cuidado e evite situações de risco, que podem aumentar ainda mais a pressão sobre o hospital”, afirmou a médica intensivista e gerente de inteligência e regulação hospitalar, Patrícia Berg.
O cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas, não só no trânsito. Entre as medidas acertadas estão a não ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir, o respeito à velocidade das vias e o respeito às regras de trânsito.
Confira qual é a situação atual do pronto-socorro da Santa Casa
- Quantidade normal de leitos na Ala Verde: 7
- Quantidade atual de pacientes na Ala Verde: 66 pacientes (44 internados, 21 em observação)
- Quantidade normal de leitos na Ala Vermelha: 6
- Quantidade atual de pacientes na Ala Vermelha: 17 pacientes (15 internados, 2 em observação)
Ainda conforme a médica, a superlotação impõe limitações aos serviços prestados. “Quando o hospital está superlotado, os riscos aumentam, principalmente em relação a eventos adversos. Mesmo com nossa estrutura de UTI e recursos diagnósticos, a sobrecarga impede que os pacientes acessem esses serviços de maneira otimizada”, conclui.
O apelo da unidade de saúde é que a população redobre os cuidados neste final de ano. Com cautela e atenção no trânsito, muitos acidentes podem ser evitados e, também, novas vítimas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.