Abandono de kitnets vira foco de dengue com acúmulo de lixo no bairro Amambaí

Local estaria gerando “dor de cabeça” para vizinhos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
abandono
Abandono de vila de kitnets (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O abandono de uma vila de kitnets na Rua Dr. João Pires, no bairro Amambaí, em Campo Grande, se tornou dor de cabeça para a vizinhança, com acúmulo de lixo, focos de dengue e abrigo para usuários de drogas.

Uma vizinha, que preferiu não se identificar, disse que o local foi desativado há cerca de dois anos, quando o proprietário teria deixado de regularizar a manutenção e limpeza. Ela relata que as pessoas em situação de rua que ficavam na antiga rodoviária migraram para o terreno para utilizar como esconderijo e uso de drogas.

As casas teriam sido depenadas, com furto de telhas, janelas, portas e até o portão, restando apenas a construção de alvenaria. “Depenaram em poucos dias. Agora é um ‘entra e sai’ de usuários”, diz a moradora.

lixo
Lixo acumulado e água parada são criadouros para o mosquito da dengue (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O espaço, ainda, virou ponto de descarte e muito lixo, além do matagal. A reportagem encontrou diversos tipos de embalagens, desde garrafa de vidro a recipientes com água, foco do mosquito da dengue. O entulho se estende do interior do terreno a calçada.

“A gente fica com medo, com sentimento de insegurança. Um dos medos é por conta dos carros que precisam estacionar na frente. Infelizmente, é uma situação que não temos controle. Vai fazer o quê? Semana passada teve um tumulto e chegou a polícia, mas eles voltam”.

Em nota, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informou que encaminhará fiscalização no local citado quanto ao acúmulo de resíduos na calçada e limpeza do terreno, e orienta que o cidadão denuncie casos através da Central de Atendimento 156, para que a denúncia seja formalizada e encaminhada ao setor responsável pela fiscalização.

Clayton Neves e Karina Campos

Lixo na calçada (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Conteúdos relacionados

interdições em Campo Grande