A 3 dias de dezembro, comerciantes ainda não definiram horário estendido no fim de ano em Campo Grande

Convenção Coletiva dos trabalhadores e o horário estendido no comércio da Capital já deveriam estar em vigor

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
olimpíadas horário estendido
Centro de Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A 3 dias do início de dezembro, trabalhadores do comércio de Campo Grande criticaram nesta quarta-feira (27) a morosidade para a definição da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e também do tradicional horário estendido para as vendas de final de ano.

Segundo o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), a CCT e o horário especial deveriam estar em pleno vigor. O presidente do sindicato, Carlos Santos, destaca que empresas que desejem estender o horário neste fim de ano não poderão fazê-lo sem a conclusão da convenção.

“Essa exigência está amparada pela legislação vigente, como a Lei Municipal nº 2.909/1992, a Lei Complementar nº 81/2006 (Art. 103), e a Lei nº 12.790/2013, que regulamenta as condições de trabalho no comércio. Ou seja, a convenção é obrigatória para que o comércio tenha o funcionamento autorizado de forma especial no final de ano”, afirma.

Caso não fechem a CCT a tempo, as empresas interessadas em estabelecer horários especiais deverão procurar o sindicato para firmar um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

Santos ainda reforça que a demora na negociação está prejudicando tanto os trabalhadores quanto as empresas. “É lamentável a morosidade das negociações, pois acaba prejudicando condições de trabalho dos comerciários, fundamentais para o sucesso das vendas de final de ano, aquecendo a economia local e nacional”, destacou.

“É hora de as partes sentarem à mesa e chegarem a um acordo que beneficie todos os envolvidos – trabalhadores, empresários e consumidores”, conclui.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

carreta da justiça
água suja