Neste sábado (18) acontece a primeira campanha ‘Sangue LGBTQIA+ Salva Vidas’, em comemoração ao ‘Maio da Diversidade’. Das 7h às 17h o Hemosul estará aberto, acolhendo os doadores de sangue e atualizando os dados para cadastro de medula óssea.

O CEC LGBT+ (Centro Estadual de Cidadania LGBT) idealiza a campanha. Assim, tem por objetivo fomentar a doação de sangue, cooperando com os estoques dos bancos de sangue, e, principalmente, desmistificando a associação de pessoas LGBTQIA+ às doenças.

“Apesar da homoafetividade não ser considerada doença desde 1990, foi somente em 2020 que pessoas LGBTQIA+ puderam fazer a doação de sangue, antes disso era proibido. Somente em 8 de maio de 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu como inconstitucional o impedimento à doação de sangue por homens que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo”, explica a coordenadora do CEC, Gaby Antonietta.

A campanha

Nesse sentido, ações como essa são importantes para ajudar no número de doações que tendem a permanecer em baixa com a aproximação do frio. Conforme o Hemosul, a tipagem com maior necessidade é O positivo e negativo.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e estar muito bem alimentado. Lembrando que adolescentes precisam estar acompanhados de pai ou mãe, ou responsável legal.

Embora a nova lei permita a doação de pessoas a partir de 50 kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Para conferir os critérios básicos de doação, clique aqui.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.