Pular para o conteúdo
Cotidiano

189 pequenos produtores recebem títulos de propriedade no Assentamento Jiboia

O Assentamento Jiboia foi criado há 23 anos a partir do parcelamento da antiga propriedade de 7218 hectares
Diego Alves -
reprodução

Diego Alves

189 pequenos produtores receberam títulos de propriedade no Assentamento Jiboia em Sidrolândia, cidade a 70 quilômetros de , nesta sexta-feira (12). Trata-se da segunda titulação realizada pelo (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) durante a gestão petista. A titulação acontece após vistorias feitas pela (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

O Assentamento Jiboia foi criado há 23 anos a partir do parcelamento da antiga propriedade de 7218 hectares, o local foi subdividido em 238 lotes. De acordo com o superintendente do Incra, Paulinho Roberto, 43 dos atuais detentores dos lotes do assentamento permanecerão sem o título, pois não se enquadram aos critérios para se beneficiarem nas diretrizes da reforma agrária.

“Este momento reforça a importância não apenas da posse formal da terra, mas também do fortalecimento dos laços comunitários e do espírito de cooperação entre os agricultores familiares da região”, ressaltou Paulinho. O evento contou com a participação de mais de mil pessoas, entre agricultores, autoridades e parceiros do processo.

A Superintendência Regional do Incra, o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familia), representado também por sua Superintendência Regional, Marina Nunes, a AGRAER, representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de seu Diretor-Presidente, Willeman, a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, administrada pela prefeita Vanda Camilo e a Câmara Municipal do Município, estiveram presentes.

De acordo com o Incra, no último mês de dezembro, a sanção da Lei 14.757 trouxe mudanças em relação à obtenção do título de propriedade que culminará na entrega de títulos a três mil agricultores do assentamento Itamarati, em . Prevê-se que o presidente Lula visite Mato Grosso do Sul em meados de 2024, para mediar pessoalmente a cerimônia histórica.

divulgação

divulgação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Trabalho home office

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

Últimas Notícias

Cotidiano

Campeonato Sul-Mato-Grossense: três jogos marcam disputa por vaga na zona de acesso

As equipes disputam posições na zona de acesso à Primeira Divisão de 2026

Emprego e Concurso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

A seleção oferece quatro vagas em caráter temporário para atuação em unidades de saúde de responsabilidade de prefeitura municipal

Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Nas imagens é possível ver uma Volkswagen Saveiro próximo ao terreno quando o incêndio inicia

Cotidiano

FALA POVO: Grupo de rap Voz do Gueto garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos canta sobre cultura na periferia