Você sabe o que é bruxismo? Doença pode causar dores de cabeça e mandíbula, mas há tratamento
Hábito de ranger os dentes acomete cerca de 40% dos brasileiros
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dores na mandíbula, dentes desgastados e muita dor de cabeça. Esses são os sintomas mais comuns de uma doença silenciosa que ocasiona o ranger dos dentes, principalmente durante o sono. Um problema que afeta milhões de pessoas, mas que, mesmo assim, não recebe a atenção devida.
De acordo com a OMS, cerca de 30% da população mundial sofre de bruxismo, e 40% dos brasileiros possuem a condição. Não se sabe ao certo o motivo, mas o bruxismo acomete cerca de 15% das crianças. Na maioria dos casos, o bruxismo está ligado a fatores psicológicos como estresse, ansiedade e tensões do dia a dia.
Em casos extremos, pode ocasionar até problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. O diagnóstico depende do problema ser identificado por uma segunda pessoa, que durma com o paciente, por exemplo. Após passar por uma avaliação clínica, o paciente é encaminhado para um exame de polissonografia, que consegue identificar o problema.
Dores e dor de cabeça
Estudante universitário, Victor Hugo, de 20 anos, descobriu o bruxismo agudo aos 15. Já em tratamento dentário, o estudante começou a reclamar de dores na mandíbula no café da manhã, e muitas dores de cabeça. De início, não desconfiou que poderia ser bruxismo, mas sim, uma sensibilidade em relação ao tratamento ortodôntico.
A mãe de Victor Hugo passou a notar o barulho do ranger de dentes, quando passava pelo corredor de seu quarto, durante a noite. Em consulta com o seu ortodontista, contou que sentia fadigas musculares, indisposição e cefaleia. Somados aos relatos da mãe, o profissional chegou à conclusão de que os sintomas eram acarretados por condições de ordem psicossomática.
“O bruxismo é uma doença que no começo é bem discreta, e que tem diversos gatilhos clínicos e somáticos – na psique, rotina e outras coisas – e que podem se disfarçar com sintomas de algumas coisas corriqueiras do dia-a-dia. No meu caso eu percebi por mim mesmo e com ajuda da minha família”, afirma o estudante.
O tratamento do bruxismo de Victor Hugo coincidiu com a fase do tratamento ortodôntico que exigia o uso de um aparelho com base em formato de uma placa. O aparelho serviu, então, tanto para o bruxismo, como para dar continuidade ao tratamento de ortodontia.
“Eu usava o aparelho 24 horas e não tirava para dormir, então acabou servindo como meu estabilizador. Eu usei por uns bons meses. O suficiente para meu bruxismo sumir do nada. Minha mãe começou a acompanhar todas as noites, até que, gradualmente, foi diminuindo com os dias, até acabar”, explica.
Quais os gatilhos para o Bruxismo?
De acordo com o dentista, Luiz Augusto, alguns hábitos podem levar o paciente a desenvolver o Bruxismo, como falta de sono, abuso de bebidas cafeinadas, falta de exercício físico e alimentação precária.
“O bruxismo está relacionado ao hábito que o paciente tem de apertar ou ranger os dentes. O paciente, normalmente, tem o hábito de aliviar as tensões, quando está concentrado ou passando por algum estresse, apertando os dentes”, explica.
Os tratamentos disponíveis, atualmente, são o uso da placa de bruxismo, que evita o desgaste dentário, e a terapia cognitiva comportamental, que permite ao paciente entender sua ansiedade e controlá-la sem precisar descarregar na mordida.
“A placa de bruxismo é o tratamento que temos hoje em dia. Ela tem a função principal de aliviar os desgastes dentários, prevenir trincas nos dentes e também de proteger a ATM, nossa articulação”, afirma o dentista.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.