Vai viajar no Ano Novo? Saiba como prevenir roubos em casa durante o recesso de fim de ano

Polícia Civil fez alerta para a população se prevenir de furtos e evitar prejuízos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prisão aconteceu em Nova Andradina (Foto: Divulgação Divulgação Polícia Civil)

Seja para curtir o Ano Novo ou as férias, muitas pessoas ainda se preparam para viajar. Se você está prestes a ‘pegar a estrada’ ou embarcar para o seu destino, é importante ficar atendo à segurança de casa. A Polícia Civil fez alerta para a população se prevenir de furtos e evitar prejuízos.

De acordo com Edgard Punsky, delegado da DERF (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos), a ausência de famílias por longos períodos propicia aos criminosos maior tranquilidade para invadir os imóveis.

Além disso, o recebimento do 13º salário e a compra de produtos nessa época do ano também aumentam índice de furtos. “Muitas pessoas vão às compras e adquirem bens de valor agregado que despertam a cobiça de pessoas mal intencionadas, que tendo ciência de que tais objetos estão no interior dos imóveis e com a alta probabilidade dos moradores estarem fora da casa, motivam esses indivíduos a ingressarem nos imóveis”.

O delegado Edgard Punsky ainda destaca que a maioria dos furtos mediante arrombamento ocorrem pela parte de trás da casa. Nesse caso, além de manter o cômodo sempre trancado, as portas que separam o restante da casa também devem estar bloqueadas “A instalação de fechaduras a mais na porta também ajuda, especialmente quando o morador se ausentar por longo período. É uma boa opção, com baixo custo”.

Entre as medidas de segurança está a de investir em aparatos de segurança como alarmes, travas elétricas, cercas elétricas, concertinas e principalmente câmeras de alta definição (Full HD). Cachorros também podem ajudar como alerta e espantar possíveis furtadores;

Manter portas e janelas sempre trancadas ao sair de casa e, durante a noite, não deixar objetos de valor no quintal;

Não revelar a guarda de grandes valores e jóias para estranhos do núcleo familiar íntimo ou para funcionários que tenham livre acesso aos cômodos;

Ao contratar empregados, dar preferência àqueles que apresentam referências que possam ser facilmente confirmadas;

Quando estiver sozinho em casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas, não abra a porta e peça para que volte em outro horário.