Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tem jeito certo de lavar as mãos? Boa higienização pode evitar doenças que levam à morte

Doenças como gripes, covid-19, hepatite podem ser evitadas com boa higienização das mãos
Fábio Oruê -
mãos
Lavar as mãos é essencial (Foto: Ilustrativa/ Freepik)

Quem é da geração que ouvia diariamente a música ‘Lavar a Mãos’, do Palavra Cantada e eternizada no Castelo Rá-Tim-Bum, cresceu consciente da boa higienização das mãos pelos versos: “Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira/ Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira/ Lava uma (mão) Lava a outra, lava uma (mão)”.

Nesta sexta-feira (5) é celebrado o Dia Mundial da das Mãos e a pergunta que ressoa é: existe jeito certo de lavar as mãos? Segundo a enfermeira Caroline de Arruda, sim e existe uma técnica para a lavagem que é mais eficiente.

“Ela deve abranger todas as partes da mão como palma, dorso, entre os dedos, punhos e unhas”, explica a enfermeira ao Jornal Midiamax. De acordo com ela, é necessário retirar anéis, pulseiras e relógios, além de não encostar na pia quando se lava as mãos.

“[…] Ensaboar as mãos friccionando por 15 segundos e friccionar a palma, o dorso das mãos, articulações e extremidades dos dedos”, ensina a profissional. Já o enxágue deve ser feito com água corrente abundante e todo o sabão deve ser retirado.

Para melhor limpeza, deve-se enxugar as mãos com papel toalha e desligar a torneira com o cotovelo ou com papel toalha para não sujar as mãos.

Doenças que podem ser evitadas com boa higienização das mãos

Diversas doenças causadas por microrganismos, como vírus e bactérias, podem ser evitadas ao lavar as mãos. Isso porque elas têm contato constante com superfícies, muitas vezes contaminadas, e são levadas com frequência ao rosto, tocando boca, nariz e olhos.

De acordo com o infectologista da Unimed , Maurício Pompilio, o ideal é que a higienização aconteça sempre antes e depois das refeições, após o uso do banheiro ou sempre que a mão for levada à boca para tossir ou espirrar.

“Além disso, após falar ao telefone, usar o transporte público, coçar olhos e nariz e utilizar objetos de uso coletivo também é necessário higienizar bem as mãos. Tudo isso parece muito óbvio, mas nem sempre é levado a sério”, diz o médico.

  • Covid-19 

Transmitida por gotículas respiratórias contaminadas, que entram no organismo normalmente por meio da boca, olhos e nariz, mas também por meio das mãos e aerossóis.  

  • Gripes e resfriados 

A é causada pelo vírus influenza e os resfriados, normalmente, pelo rinovírus ao tossir ou espirrar.  

  • Conjuntivite 

Existem vários tipos da doença, mas as virais e bacterianas podem ser prevenidas com a lavagem correta das mãos. Isso porque os agentes infecciosos são levados aos olhos através das mãos contaminadas ao coçar os olhos.  

  • Varicela 

Conhecida como catapora, a varicela tem duas importantes formas de transmissão, sendo:  

– Através do contato direto de secreções respiratórias, quando, por exemplo, se convive em um ambiente com uma pessoa que está com a doença em atividade.

– E pelo conteúdo das “bolhas”, chamadas de vesículas da pele. “Cada ‘bolhinha’ tem um vírus. Desta forma, se encostarmos nela cumprimentando uma pessoa, por exemplo, a mão acaba sendo contaminada e, ao levar para a boca, nariz ou olho, pode ocorrer a infecção”, detalhe o especialista.  

  • Mão-pé-boca 

Muito comum em crianças, a doença é caracterizada por lesões que surgem nas mãos, planta dos pés e boca, e a transmissão ocorre pelo contato direto entre as pessoas com saliva, fezes ou outras secreções das pessoas doentes.  

  • Gastroenterite 

A inflamação do trato intestinal pode ser causada por bactérias, parasitas ou vírus e as mãos contaminadas são o principal canal de acesso. Isso porque não lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições faz com que germes contaminem os alimentos.  

Doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada. Ela pode causar doença crônica no fígado e levar a morte na fase aguda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional