Sistema para emissão do novo RG está sendo testado em Mato Grosso do Sul
Sejusp diz que não é necessário “corrida em busca das identidades novas”
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A expectativa para ter em mãos a nova identidade terá que esperar um pouco mais, já que a liberação do documento inédito em Mato Grosso do Sul está prevista para novembro. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) está em fase de teste no sistema de emissão.
O modelo estabelece um padrão de emissão e modelo para todos os estados brasileiros, com o nome completo, data de nascimento, local da emissão e até um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, com possibilidade de checagem fácil e segura. Será inserido o número do CPF de registro nacional, ou seja, independente de qual Estado da Federação seja emitido o documento, o cidadão continuará com o mesmo número.
Um recente incremento foi anunciado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que permite o nome declarado pela pessoa e o sexo que se identifica na impressão. A mudança visa inclusão do público LGBTQIA+.
Quando chega a MS?
Por enquanto, o Estado está se adequando ao sistema da Receita Federal, instalando e testando os sistemas de emissão do novo RG e, até o final deste ano, irá começar a emitir as novas carteiras de identidade.
“É preciso esclarecer que com a nova carteira de identidade, os RG/Identidades anteriores não irão perder a validade, ou seja, não é necessário uma corrida em busca das identidades novas. O documento de identidade, naturalmente tem validade de 10 anos, então, conforme for vencendo o documento antigo, as pessoas podem realizar a substituição, pelo novo RG”, declarou a secretaria.
A Sejusp não informou como ou onde o cidadão irá solicitar a emissão, mas que irão divulgar ao público “assim que oportuno”. Mato Grosso do Sul está de dentro do prazo estabelecido pela União. O Decreto nº 11.430, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, determina que a partir de 6 de novembro deste ano, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da Carteira de Identidade Nacional.
Já estão aptos para emissão da nova carteira o Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Quanto vai custar?
A primeira via da nova carteira de identidade será gratuita, já a segunda terá cobrança de tributos estaduais. Atualmente, é cobrado R$ 189,60 pela emissão do RG.
Além disso, se o cidadão desejar a opção em plástico haverá cobrança por parte do estado emissor. A opção em cartão tem as mesmas características e dados do modelo em papel.
Também terá a vantagem da versão digital, que vai estar disponível no aplicativo Gov.br, para acesso em qualquer sistema de celular. Assim que receber o impresso, o cidadão cadastra no sistema do Governo Federal, semelhante ao processo da CNH Digital.
Qual o prazo do novo?
O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada.
Vale lembrar que, apesar das vantagens de agilidade e segurança, o novo RG não substitui outros documentos. No caso do passaporte, a carteira nacional de identidade poderá ser usada em viagens internacionais apenas nos locais em que o Brasil possuir acordo internacional, como os países do Mercosul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
VÍDEO: Homem ateia fogo na casa da própria irmã e a ameaça de morte por dívida de drogas em MS
O homem afirmou aos policiais que tem uma dívida de droga com a irmã
Membro do PCC, ‘espião’ de Marcola é transferido para Presídio Federal no Rio Grande do Norte
Henrique Abrão Gomes estava preso na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, em Campo Grande
Boletim da Fiocruz demonstra probabilidade de queda de casos de SRAG em Campo Grande
Nos estados do Norte e Nordeste, estudo aponta o rinovírus como principal causador de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos
Farofa da Gkay é adiada por questões de logística; saiba quando e onde será realizada
Gkay anunciou cancelamento do evento, nesta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.