SES aprova oferta de telediagnóstico para pacientes cardiopatas na rede pública de MS

A oferta tem objetivo principal de qualificar as ações da Atenção Primária à Saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
suplementar SES-MS
Totem da Secretaria de Estado de Saúde, no Parque dos Poderes. (Foto: Álvaro Rezende, Secom-MS)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) aprovou a oferta de Telediagnóstico em Eletrocardiograma na Rede de Atenção à Saúde para os municípios de Mato Grosso do Sul.

A oferta de telediagnóstico está definida pelo Ministério da Saúde como serviço que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação para realizar o apoio diagnóstico através das distâncias geográficas e/ou temporais.

Segundo a SES, a oferta tem objetivo principal de qualificar as ações da Atenção Primária à Saúde. Assim, a gestão municipal deverá organizar o fluxo dos atendimentos para melhor atender.

A solicitação do exame de ECG deve ser realizada, preferencialmente, por profissionais médicos e realizado por profissionais de saúde capacitados das equipes da Atenção Primária à Saúde e/ou Serviços Especializados e/ ou Serviços de Urgência, preferencialmente técnicos de enfermagem e/ou enfermeiros.

“O telediagnóstico em Eletrocardiograma amplia o acompanhamento do usuário com cardiopatias, qualifica o encaminhamento por meio da Plataforma Nacional, representando economia para o SUS e, principalmente, qualidade de vida para o usuário”, informa a SES.

Será ofertada educação permanente em saúde para os profissionais responsáveis pelo acompanhamento do usuário no município, por meio da plataforma Moodle no link.

Nesse sentido, os municípios interessados deverão atender requisitos. Todos os detalhes podem ser conferidos aqui.

Conteúdos relacionados