Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem prefeita, reunião com professores termina com falta de esclarecimentos e será remarcada

Próxima reunião, na semana que vem, pretende discutir estudos sobre as finanças da prefeitura que impedem o pagamento do que é pedido pelos professores
Fábio Oruê, Monique Faria -
professores
Reunião aconteceu na prefeitura (Foto: Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

A reunião marcada entre a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Pública) e Prefeitura de , terminou sem esclarecimentos, na tarde desta quinta-feira (4). O encontro iria discutir a repactuação salarial dos professores municipais.

A categoria decidiu ouvir a prefeita Adriane Lopes (Patriota), sobre a um novo combinado, em assembleia realizada na noite de quarta-feira (3). “Na próxima reunião, que será marcada, a gente vai dar continuidade a uma discussão que nem iniciou”, disse o vereador Professor Juari (PSDB).

Representando a de Vereadores de Campo Grande, também estiveram presentes o vereador Valdir Gomes (PSD) e um enviado do parlamentar Professor Riverton (PSD).

“Nós queremos dados. Nós queremos na reunião a presença da secretária de Finanças, para nos convencer que não dá [para pagar], a presença do secretário de educação, a presença dos secretário para nos subsidiar. Só discurso não resolve nada”, disse Valdir Gomes, que também é professor.

A presença de vereadores foi solicitada pela ACP à prefeitura, em reunião do dia 26 de abril, durante nacional em prol da educação. Na ocasião, a prefeita Adriane Lopes sinalizou que gostaria de discutir a repactuação da Lei 6.796/2022, que prevê o reajuste dos escalonado de 67% até 2024 para a categoria.

Sem Adriane

Entretanto, apesar de enviar por escrito documento marcando a reunião com a ACP, a prefeita Adriane Lopes não compareceu para discutir as mudanças na Lei. Para representar o Executivo Municipal estavam a Chefe de Gabinete Thelma Fernandes e o Assessor Vanderlei Bispo.

Por falta de dados que subsidiariam a discussão, a reunião foi encerrada e uma nova foi marcada para quinta-feira (11), às 15h. Vereadores pediram a disponibilização de dados sobre as finanças e contas da prefeitura.

“Finalizou a reunião com a tarefa de alguns estudos mais aprofundados, da Secretaria de Finanças e de Educação, marcada reunião com todos esses agentes e que na quinta a gente saia com uma proposta concreta”, disse o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni.

O reescalonamento prevê 40,57% de reajuste em maio e 10,30% em outubro, mas que Adriane alega aos professores que não consegue pagar. Com isso, a ACP espera que, na quinta, a prefeitura apresente o quanto pode pegar de reajuste à categoria.

Reajuste salarial vai até 2024

O reajuste salarial de professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande para o cumprimento do piso nacional é estabelecido pela Lei 6.796/2022, que prevê o reajuste escalonado de 67% até 2024.

No texto, o escalonamento está previsto da seguinte forma: 10,06% retroativo a fevereiro de 2022, 10,39% em novembro de 2022; 11,67% em maio/2023; 11,67% em outubro/2023; 11,67% em maio/2024; e 11,67% em outubro/2024.

Porém, o reajuste de 10,39% previsto para novembro de 2022 virou pauta de paralisações e greve dos professores municipais depois que a Prefeitura de Campo Grande alegou dificuldades financeiras para fazer o pagamento integral. 

Após meses de negociações, foi concedida uma verba indenizatória temporária para a categoria por meio da Lei 7.002/2023 que prevê pagamento de 4% em fevereiro e 6,39% em junho deste ano, totalizando os 10,39% referente a novembro de 2022. 

Assim, neste ano a Prefeitura ainda precisa arcar com o reajuste salarial de 11,67% previsto para maio e 11,67% de outubro deste ano, além dos 11,67% para maio e de 11,67% em outubro de 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Últimas Notícias

Sem Categoria

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

A atitude do sargento foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca