Raro cometa verde pode ser visto a olho nu em MS; saiba qual melhor data para observação
Cometa passou pela última vez na Terra há cerca de 50 mil anos e ele foi flagrado na órbita de Júpiter em março de 2022
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eu, você, seus avós e ancestrais nem existíamos quando o cometa verde, apelido do recém-descoberto C/2022 E3 (ZTF), teria passado pelo órbita da terra pelo última vez. Entretanto, assim como os antepassados neardertais e primeiros Homo sapiens, que puderam ver o cometa há cerca de 50 mil anos atrás, todos que habitam o hemisfério sul do planeta vão poder conferir o espetáculo único nos próximos dias.
Segundo o Clube de Astronomia Carl Sagan da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Henrique Arcuri, o corpo celeste poderá ser visto a olho nu em MS a partir de 1º de fevereiro, quando estará mais próximo da terra.
“Nos dias 3 e 4 de fevereiro, sua magnitude será de quase 6. Isso significa que se a pessoa estiver em local bem escuro e sem poluição luminosa da cidade, será possível identificar quase perfeitamente o objeto”, diz Arcuri em nota enviada ao Jornal Midiamax.
C/2022 E3 (ZTF)
O cometa em questão tem este nome, pois foi descoberto pelo telescópio Zwicky Transient Facility, em março de 2022, quando estava na órbita de Júpiter.
“O cometa tem a coloração esverdeada por conta dos gases que estão nele. Esses gases são compostos por moléculas de carbono diatômicas e essas moléculas, no estado gasoso, deixam um rastro que chamamos de cauda”, informa o clube. Ele teria passado nas redondezas da Terra pela última vez no final da Era do Gelo.
Observação em Campo Grande
O Clube de Astronomia Carl Segan está organizando uma observação do cometa em Campo Grande. O evento é gratuito e será no sábado (4), às 19h, na cobertura do Museu de Culturas Dom Bosco.
O museu fica no Parque das Nações Indígenas, na Avenida Afonso Pena, nº 7000, no bairro Cidade Jardim. O clube ressalta que o evento só ocorrerá se não chover e nem estiver nublado.
Ajuda da tecnologia
Para aqueles que não podem ir até a observação ou não têm condições de olhar por conta própria e, até mesmo, se estiver nublado ou chovendo, a tecnologia pode auxiliar nesse momento único.
Ela permite ver o C/2022 E3 (ZTF), de qualquer lugar, por meio de lives de alguns observatórios pelo mundo, como o The Virtual Telescope Project (a partir de 2 de fevereiro neste link) e o Real Pax. Confira:
Já para aqueles que vão poder acompanhar, mas não têm ideia de para onde olhar ou não sabem identificar o cometa, alguns aplicativos disponíveis para Android e iOS, como Skywalk, Skymap, Starchart, Sky Safari ou Stellarium (também na versão para computador), podem ser usados para nortear a observação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.