Primeira Expogrande após pandemia deve movimentar R$ 150 milhões, diz presidente da Acrissul

Governador Eduardo Riedel participou do evento e exaltou feira como vitrine da agropecuária sul-mato-grossense

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai. (Foto: Kísie Ainoã / Midiamax)

A 83ª Expogrande abriu oficialmente seus portões às 18h30 desta quinta-feira (13) e segue com apresentações até o próximo dia 23 deste mês. A cerimônia de abertura conta com a presença de autoridades do Estado, produtores rurais, ruralistas e lideranças sindicais.

Na inauguração, não é cobrado ingresso para a Expogrande. Entretanto, o show de abertura, da dupla Cesar Menotti e Fabiano, será cobrado à parte. Neste ano, a Acrissul, organizadora do evento, estabeleceu uma portaria para a feira e outra para os shows.

Antes da abertura oficial, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, destacou o potencial econômico do evento. “Esperamos movimentar mais de 150 milhões de reais, com leilão, cursos, palestras e terminar a noite com os shows”.

E complementou: “Nós estamos esperando algumas delegações de países vizinhos, sendo uma oportunidade para os criadores realizarem networking e acreditamos que bons negócios serão fechados ao longo desses 11 dias”.

Presente no evento de abertura, o governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou a importância do retorno da maior feira agropecuária do Estado. “Hoje é um dia especial porque o momento de retomada de algo que a gente estava sentido falta. A atividade acontecendo, os produtores retomando um sentimento de que podemos mais e é nesse ambiente que fazemos isso”.

Senadora Tereza Cristina, presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai e governador Eduardo Riedel. (Foto: Kísie Ainoã / Midiamax)

Recém-chegado da Argentina, onde participou de evento sobre a Rota Bioceânica, Riedel comentou sobre a projeção internacional que a Expogrande proporciona para Campo Grande e Mato Grosso do Sul. “O evento vai ajudar o Estado internacionalmente. Hoje na Argentina muitos comentaram sobre a Expogrande, algumas delegações não vieram por conta do mal tempo, mas tenho certeza que visitarão o evento ao longo da semana”, pontuou.

Por fim, demonstrou o contentamento do agronegócio com a volta do evento. “Expogrande é a grande vitrine da nossa atividade agropecuária, mostra o dinamismo da atividade, a força”.

Do mesmo modo, a senadora Tereza Cristina (PP) exaltou o clima de retomada do agro: “Depois de uma pandemia, de tempos difíceis que vivemos, voltar para essa, que é mais tradicional das nossas feiras e nossas exposições”.

Programação de shows

Neste ano, a Expogrande contará com onze apresentações musicais de diversos artistas, divididos em seis dias de evento. Os shows ocorrem de quinta a sábado, em duas semanas.

Evento de abertura da Expogrande. (Foto: Kísie Ainoã / Midiamax)

A dupla Cesar Menotti e Fabiano é responsável pela abertura nesta quinta. Na sexta-feira (14), o palco será da cantora Ana Castela e da dupla Maiara e Maraisa. Fechando a semana, se apresentam a dupla Diego e Victor Hugo e o Dj Alok no sábado (15).

Na segunda semana, a abertura de shows ocorre com as duplas Matheus e Kauan e também George Henrique e Rodrigo. Na sexta-feira (21), cantam Gusttavo Lima e Pedro Sampaio. O evento se encerra com apresentações de Luan Santana e Gustavo Mioto no sábado (22).

Leilão com mais de 180 animais

A feira terá atrações à parte neste ano, com julgamentos das raças de bovinos gir leiteiro e girolando na pista central de julgamentos. Na pista de equinos haverá provas técnicas e avaliação das raças cavalo pantaneiro e crioulo.

As provas e julgamentos dos animais da raça gir leiteiro e girolando é uma delas, mais de 180 animais estarão em exposição e 60 serão leiloados. A expectativa é que os leilões movimentem R$ 150 milhões.

A raça gir é atualmente a principal raça zebuína leiteira criada no Brasil e o girolando é o cruzamento mais utilizado no país para produção de leite, resultado do acasalamento entre as raças gir e holandesa, com seus diversos graus de sangue.

A raça girolando chegou ao Parque de Exposições Laucídio Coelho nesta quarta e quinta-feira, o julgamento e exposição ranqueada da raça vão acontecer nos dia 16 e 17, a saída do gado deve acontecer no dia 20 de abril.

No dia 18, vai acontecer a sexta exposição estadual da raça gir leiteiro, trazendo novamente para a agenda da Expogrande o julgamento da raça, que há muito tempo não acontecia. Além das provas, o shopping e a comercialização dos animais estará à disposição do público.

Conteúdos relacionados