Prepare o casaco: Frente fria deve derrubar temperaturas em Mato Grosso do Sul
Cidades de MS registraram mais de 50 mm de chuva e ventos de 70 km/h nas últimas horas
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As intensas chuvas registradas nos últimos dias antecedem a chegada de uma nova frente fria em Mato Grosso do Sul prevista para essa semana. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou nesta segunda-feira (13) um balanço de acumulado de chuva, que mostra que cidades registraram mais de 50 mm nas últimas 48h.
Bataguassu lidera o ranking estadual com maior acumulado de chuva, somando 60,6 mm, Maracaju, 57,2 mm, na região de Nhumirim, em Corumbá, o volume alcançou 52,4, Nova Alvorada do Sul, 46,4 mm, Água Clara, 41,6, e Ribas do Rio Pardo, 41 mm. O temporal acompanhou rajadas de vento. No domingo (12), Água Clara pontuou 71,3 km/h, Costa Rica, 68,8 km/h, Bataguassu, 63,7 km/h, Aquidauana, 62,3 km/h e Camapuã, 61,9 km/h.
Está previsto mais chuva as próximas horas que podem chegar aos 50 mm ao dia. O monitoramento alerta que as instabilidades acontecem porque há previsão de uma frente fria que avança em direção ao Estado na quinta-feira, as temperaturas ficam entre 20 e 25°C, com as menores esperadas para a região sul, por outro lado, as máximas podem chegar aos 34°C, principalmente nas regiões norte e nordeste do Estado.
Frente fria
A partir de quinta-feira (16) a previsão indica tempo instável com chuvas de intensidade fraca a moderada. Na região centro-sul e oeste do Estado, a previsão é de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Até quarta-feira (15), a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade. Porém, a combinação de calor e umidade favorece a formação de nuvens com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. Localmente, não se descartam algumas pancadas de chuvas mais intensas, com raios e rajadas de vento. As temperaturas mínimas previstas ficam entre 21 e 25°C, com as menores esperadas para a região sul.
Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 35°C, principalmente nas regiões norte e bolsão. Em Campo Grande, mínimas entre 21 e 22°C e máximas de até 30°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30 e 50 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.
Já na quinta, previsão indica tempo instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada, porém localmente há previsão para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para a região central, sul e oeste do Estado. É esperado acumulado acima de 50 mm em 24h.
O monitoramento esclarece que as instabilidades ocorrem devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de umidade. Além disso, o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, devem favorecer a formação de nuvens e chuvas.
As temperaturas mínimas previstas ficam entre 22 e 25°C, com as menores esperadas para a região sul. Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 34°C, principalmente na região do bolsão. Em Campo Grande, mínimas de 22°C e máximas de até 28°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 km/h.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.