Prefeitura de Corumbá quer revisão de Censo do IBGE que mostra 7 mil moradores a menos
Os primeiros dados do IBGE apontam Corumbá como a cidade de MS que mais perdeu habitantes entre os levantamentos de 2010 e 2022, o que pode impactar no orçamento da cidade
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Corumbá, distante 426 km de Campo Grande, deve entrar na justiça para contestar os primeiros dados do Censo Demográfico 2022, divulgados oficialmente na última quarta-feira (28).
O levantamento aponta que a população da Cidade Branca reduziu de 103.703 pessoas em 2010 para 96.268 moradores em 2022, o que representa queda de 7.407 habitantes (7,14%). O resultado coloca o município como o que mais perdeu população no período de 12 anos.
A decisão da Prefeitura de Corumbá de contestar os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) está confirmada desde 6 de junho, durante a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022. No evento em que foram divulgados os primeiros dados da pesquisa, a redução populacional da cidade era maior, de 17,7 mil pessoas.
“Temos dados técnicos das secretarias municipais de Saúde, da Educação e da Assistência Social e Cidadania mostrando que a cidade possui bem mais de 100 mil habitantes. Na Saúde, por exemplo, são quase 130 mil carteiras do SUS (Sistema Único de Saúde) emitidas aqui”, explicou na época o prefeito Marcelo Iunes (PSDB).
Um dos erros apontados pelo poder público foi a contabilização da população do bairro Padre Ernesto Sassida como pertencente ao município de Ladário, o que representaria 13 mil pessoas a menos em Corumbá.
Conforme explica o procurador-geral adjunto de Corumbá, Marcelo Dantas, a PGM já entrou na Justiça Federal há cerca de três meses para contestar os limites geográficos entre Corumbá e Ladário. O procurador ressalta que o próximo passo deve ser uma perícia para estabelecer o perímetro de cada cidade, que ainda não tem prazo para ser concluída.
“Entramos com a ação e já tivemos uma liminar em que a justiça determina os números do bairro Padre Ernesto Sassida como sendo de Corumbá”, ele explica.
O Censo Demográfico realizado pelo IBGE é a maior pesquisa realizada no Brasil, que visa conhecer o perfil e as condições de vida dos brasileiros. O levantamento também é utilizado para subsidiar políticas públicas e investimentos pelo poder público ou empresas privadas, o que pode impactar o orçamento municipal.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.