Pular para o conteúdo
Cotidiano

Precisa de dentista? Campo Grande tem rede que atende do básico à urgência pelo SUS

Foram executados quase 345 mil atendimentos relacionados à Saúde Bucal em Campo Grande em 2022
Fábio Oruê -
saúde bucal dentista
Dentistas representam setor de serviços, que é o que mais gera empregos (Foto: Ilustrativa/ Divulgação/SES)

A população de que precisa de atendimento de dentista dispõe de uma rede gratuita, que segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal – Sorridente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Inclusive, nesta segunda-feira (20), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal.

A oferta de atendimento odontológico na Atenção Primária da prefeitura está disponível nas 74 UBSFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Os serviços são de promoção, e recuperação da saúde bucal, com procedimentos odontológicos da clínica geral para todas as faixas etárias.

Além disso, três Policlínicas Odontológicas oferecem atendimento para crianças e adolescentes até os 19 anos, nos bairros Universitário, e Santa Emília. Em 2022, foram 218.800 atendimentos desse tipo nas unidades de saúde da Atenção Primária.

dentista
Criança passa por dentista em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Atendimentos especializados

Já na Atenção Especializada, os cinco Centros de Especialidades Odontológicas, divididos entre os distritos sanitários, oferecem atendimentos. Eles são nas áreas de Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial ambulatorial, Estomatologia (com foco na detecção precoce de câncer bucal), Atendimentos a Pacientes com deficiência, Odontopediatria e Radiologia.

Os locais são:

  • Centro
  • Bandeira (Cidade Morena)
  • Imbirussu (Sílvia Regina)
  • Prosa (Nova Bahia)
  • Anhanduizinho (Guanandi)

Na região central, o CEM (Centro Especializado Municipal) também oferta atendimentos na especialidade de Disfunção Temporo – Mandibular (DTM) e, ainda, possui Laboratório de Prótese Dentária, que oferece próteses totais superiores e inferiores para a população.

dentista
Rede atende desde o básico até o especializado (Foto: Divulgação/ PMCG)

Com funciona o atendimento?

No caso das especialidades odontológicas, o atendimento é regulado via SISREG (Sistema de Regulação), que leva em conta alguns preceitos. Eles vão desde a classificação de urgência e risco, regionalização do fluxo de atendimento, correlações específicas entre as especialidades, até a necessidade de intervenção odontológica hospitalar.

Para atendimento odontológico nos Centros de Especialidades, o cirurgião dentista da UBS ou UBSF verifica a necessidade da continuidade do tratamento com especialistas e realiza o encaminhamento do paciente direcionando-o para a especialidade necessária. Essas unidades registraram 68.965 atendimentos odontológicos no ano passado.

Urgência e emergência

A Rede de Urgência de Campo Grande é constituída por seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde). Os locais oferecem atendimento odontológico de urgência que requerem atenção imediata para alívio de dores intensas e/ou risco de infecção.

saúde bucal
Dentista pelo SUS (Foto: Divulgação/SES)

As UPAs do Leblon e Coronel Antonino possuem profissionais odontólogos 24 horas por dia. As demais ofertam atendimentos nos períodos noturnos durante a semana e aos finais de semana. A rede de urgência fez 57.229 atendimentos no ano passado.

Ao todo, a execução de atendimentos odontológicos em toda Rede Municipal de Saúde em 2022 registram 344.994 atendimentos odontológicos. Os endereços dos locais citados podem ser conferidos clicando aqui.

Assistência nas escolas e EMEIs

O município ainda possui projeto de atendimento odontológico itinerante destinado a crianças menores de 5 anos de idade matriculadas nas EMEIs (Escolas Municipais de Infantil).

O objetivo principal do projeto é reduzir o índice de cárie nesse grupo através da assistência odontológica preventiva e terapêutica. A prefeitura leva as Unidades Móveis de Atendimento Odontológico (Odontomóvel) até as EMEIs.

Ainda no escopo de assistência odontológica aos escolares, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) possui a ‘Equipe Móvel de Prevenção em Saúde Bucal’ que percorre as escolas municipais e oferece atividades coletivas com foco na promoção e prevenção de saúde bucal, com atividades coletivas de Ensino de Técnica de Escovação e orientações de saúde bucal em geral.

dentista saúde bucal
Crianças têm atendimento em escolas e EMEIs (Foto: Divulgação/PMCG)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Confira quais são os pontos críticos de Campo Grande a serem evitados após as chuvas

Turismo no Pantanal

É seguro? Tragédia no Pantanal reacende debate sobre passeios para avistamento de onças em MS

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Moraes e mais três votam para manter Collor preso, mas Gilmar suspende julgamento

Últimas Notícias

Brasil

Prisão de Collor é mantida após audiência de custódia; defesa pede domiciliar

Por enquanto, ex-presidente continuará preso na superintendência da Polícia Federal em Maceió

Cotidiano

Após fim de semana de chuvas, MS poderá ter frio com mínima de 11ºC

Meteorologia prevê que fim de abril tenha menores temperaturas do ano

Trânsito

Semáforo intermitente causa acidente na Avenida Nasri Siufi em Campo Grande

Um dos carros teve a frente destruída

Brasil

STF tem maioria para condenar cabeleireira que pichou ‘Perdeu, mané’; Fux pede pena menor

Ministro pediu pena de 1 ano e seis meses