Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pedindo nos semáforos de Campo Grande, imigrantes da Venezuela condenam visita de Maduro a Lula

Maduro se reúne com Lula e almoça no Itamaraty nesta segunda-feira
Aliny Mary Dias, Mirian Machado -
Josué se revolta com presença de Maduro no Brasil (Foto: Mirian Machado, Midiamax)

A chegada ao Brasil do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revolta venezuelanos que fugiram do país e encontraram em terras sul-mato-grossenses a oportunidade de recomeçar. Imigrantes venezuelanos que vivem em falaram nesta segunda-feira (29) sobre o que encontro de Maduro com o presidente (PT) representa para eles.

Luis Carlos Martinez, de 28 anos, veio para o Brasil junto da esposa Rosana Martinez, de 26 anos, e do filho de apenas 1 ano há sete meses. Eles vivem em Campo Grande e, mesmo tirando o sustento das doações em semáforos da cidade, dizem que estão reerguendo a vida.

Além do ganho com as doações nos semáforos, o casal também tem nas diárias feitas por Rosana mais chances de sustento.

Sobre a vinda de Maduro ao Brasil, onde participa de encontro bilateral com Lula e depois até almoço no Itamaraty, Luis não poupou críticas. “Maduro não deveria ter vindo, uma união entre ele o Lula é desastrosa para o Brasil. Aqui estamos melhores do que lá”, disse.

O casal conta, ainda, que na Venezuela precisava escolher entre comprar comida ou roupas, e que agora a vida está melhor.

As pessoas estão morrendo de fome

Josué Santana, de 30 anos, chegou a Campo Grande há 4 meses. Ele trouxe a esposa e o filho de 4 anos em uma fuga da miséria na Venezuela.

A mulher, segundo Josué, está procurando emprego e ele sustenta a família com venda de doces nos semáforos da Avenida Mato Grosso.

Sobre a vinda de Maduro ao Brasil, Josué se revoltou. “O Lula está louco, as pessoas estão morrendo de fome na Venezuela, não tem remédio, não tem educação”, disse.

O imigrante também conta que no país onde cresceu, as pessoas precisam trabalhar 1 mês para conseguir comprar um pacote de arroz e uma cartela de ovo.

“Eu saí do meu país por causa dele [Maduro]. É culpa dele eu estar aqui passando vergonha, longe dos meus pais e da minha casa. Na Venezuela eu tinha casa, carro e moto, trabalhava como pedreiro. Aqui estou nessa situação”, lamentou.

Maduro no Brasil

Depois de reunião bilateral no período da manhã, Maduro será recebido em almoço no Itamaraty. Maduro pousou na de e foi recepcionado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de e Caribe do Itamaraty, e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O chefe venezuelano chegou acompanhado da primeira-dama.

É a 1ª vez que Maduro vem ao Brasil desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2019, ele foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao romper com o país vizinho.

O próprio Bolsonaro, no entanto, revogou, em 30 de dezembro de 2022, o decreto que impedia a entrada de integrantes da administração de Maduro em território nacional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe Aviária: casos suspeitos sobem para dez, mas exportações seguem protegidas

Operário empata jogo de ida das quartas do Brasileiro contra Vila Nova e leva decisão para Goiânia

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avaliado em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Últimas Notícias

Polícia

Foragido com 20 anos de pena a cumprir é preso no Jardim Nhanhá pela Força Tática da PM

Suspeito foi detido após tentar fugir de uma abordagem policial

Esportes

Campeão estadual, Leocir Dall’Astra pede demissão do Operário após quatro derrotas

Desempenho ruim nas últimas rodadas do Brasileiro Série D deixaram o Galo na lanterna do Grupo G da competição nacional

Loterias

Apostas já estão abertas para a Quina de São João com prêmio previsto de R$ 230 milhões

Prêmio da Quina de São João não é acumulável, ou seja, caso não haja acertador das cinco dezenas, a bolada é destinada para quem acertar quatro dezenas

Esportes

Estadual Sub-20 começa com vitórias dos times do Campo Grande e de São Gabriel

Já neste domingo (8), Ivinhema e Naviraiense fizeram um jogo movimentado que terminou em um empate de 2 a 2 no Estádio Saraivão, em Ivinhema