Pacientes tiveram que esperar atendimento médico no calor na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, em Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (18).

Leitor do Jornal Midiamax relatou que precisou levar um paciente para atendimento no local, porém, em cerca de 1h apenas duas pessoas foram chamadas. Segundo ele, esperavam muitas crianças e idosos na unidade.

Entretanto, a escala desta sexta contava com o atendimento de oito médicos plantonista, mas o tempo de espera não refletia esse número. Apesar da triagem estar com ritmo de atendimento, os pacientes precisavam esperar muito para passar pelo médico.

“Se tivessem mesmo todos esses médicos, essa gente já teria sido atendida”, opina o leitor ao Jornal Midiamax.

upa
Pacientes na UPA Vila Almeida (Fala Povo, Jornal Midiamax)

A reportagem acionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e garantiu que todos os oito médicos estão atendendo. “Há cerca de 14 fichas verdes, 8 azuis e 1 amarela aguardando atendimento. Todos os pacientes estão sendo atendidos dentro do tempo protocolar que é de até 4h para casos de menor gravidade”, diz nota da pasta.

A secretaria também ressaltou que como a unidade atende urgência e emergência e pacientes em estado grave, a equipe médica precisa ficar monitorando de forma periódica e fazem revezamento entre os atendimento da sala vermelha, enfermaria e saguão.

Além disso, a UPA passa por reformas, que devem ir até o fim do ano. “Além da melhoria na estrutura, a unidade receberá novos mobiliários e aparelhos de ar-condicionado, melhorando a questão da refrigeração e ambiência”, finaliza a nota.