Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS tem mais de mil denúncias de exploração sexual envolvendo crianças em 4 meses

Dados são do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Monique Faria -
Foto: Álvaro Rezende

Entre janeiro e abril deste ano, foram feitas 1.092 denúncias envolvendo crianças e adolescentes com 6.118 violações de direitos, em Mato Grosso do Sul. Os dados são do “Disque 100”, do Ministério dos e da Cidadania.

A campanha “Maio Laranja” é uma iniciativa para dar visibilidade ao assunto, já que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é lembrado no dia 18 de maio. Ações de proteção de crianças e adolescentes, e de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, estão sendo realizadas no Estado, em especial durante a campanha.

De acordo com a presidente do CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), Carla Rodrigues, o trabalho de conscientização e combate ganhou reforço após o período de isolamento social provocado pela pandemia. “A pandemia trouxe grandes situações que incidem muito no aumento de casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes”, afirma.

Combate

A DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) está realizando em Mato Grosso do Sul, desde o dia 2 de maio até a próxima quinta-feira (18), ações de combate a crimes de pedofilia. As investigações fazem parte da Operação Nacional Caminhos Seguros, desencadeada em todo o País, e tem a tecnologia como principal aliada.

Enquanto criminosos usam inteligência artificial e a para cometer delitos diversos, os investigadores que atuam no NIP (Núcleo de Inteligência Policial) da DEPCA, em , conseguem identificar e prender os envolvidos, com o uso de recursos semelhantes.

A investigação realizada pelo NIP identifica vários crimes ocorridos na internet como o tráfego de material de infantojuvenil e a identificação de quem está compartilhando, arquivando e produzindo. O trabalho é feito em parceria com forças policiais de todo o e também do exterior.  

De acordo com a delegada, Anne Karine Trevizan, com os recursos disponíveis é possível identificar os criminosos que compartilham os conteúdos, e a partir daí são feitas buscas e apreensão. “A DEPCA faz parte de uma coalização em defesa da criança e do adolescente, para proteção contra crimes cibernéticos, assim como o FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos da América), temos muito apoio de fora do País”, afirma.

Plantão DEPCA

Para atender crianças e adolescentes vítimas de violência, o “Plantão DEPCA” (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) atua desde o início de maio na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, em Campo Grande.

O local tem atendimento no período noturno, a partir das 17h30, e funciona aos fins de semana e feriados. Além do atendimento específico com sala de depoimento especial e para registro das ocorrências, o “Plantão DEPCA” também tem à disposição das vítimas o atendimento do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal).

O Plantão DEPCA funciona na Depac/Cepol na Rua Soldado Polícia Militar Reinaldo de Andrade, n. 167, Tiradentes. O número de contato é (67) 3318-9000.

Disque 100

O Disque 100 é um canal para denúncias de situações que envolvem violações de direitos, que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso. O serviço também pode ser acessado pelo aplicativo WhatsApp, no número (61) 99656-5008.

As denúncias são anônimas, e é possível enviar imagens, vídeos e documentos por meio do aplicativo, a fim de reforçar a acusação. Após realizada a denúncia, um número de protocolo é gerado para que o denunciante possa acompanhar o andamento. O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa, todos os dias, sem interrupção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na volta do feriado, deputados vão inaugurar refeitório, receber mães atípicas e realizar audiência

Bolsonaro permanece na UTI e tem melhora em exames laboratoriais

Poda

Saiba como solicitar online a poda e remoção de árvore em Campo Grande

Prefeitura da Capital abre processo de contratação para manutenção em consultórios odontológicos

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: mais de 100 padres renovam votos em Missa do Cristo em Campo Grande

‘Boom’ imobiliário transforma Inocência em canteiro de obras e aluguel chega a R$ 15 mil

Idoso esperava mulher dormir para estuprar neta em Campo Grande; homem foi preso

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai pegar estrada antes do feriadão? A BR-163 passa por obras nesta quinta-feira

São 13 pontos com desvio e 17 com pare e siga

Famosos

Alcoolizado, Davi Brito é detido após simular pane em carro para fugir de blitz

Teatro não convenceu os agentes de trânsito, que o abordaram e constataram a embriaguez

Cotidiano

Dias após mutirão de limpeza, Praça dos imigrantes já tem lixo acumulado

Comerciantes da região alegam que ação da prefeitura não foi eficiente

Cotidiano

MS é o estado com o maior percentual de moradores em ruas com rampas de acessibilidade

A pesquisa investigou o entorno da moradia de 2.397.255 residentes de Mato Grosso do Sul