Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS concentra dois dos biomas com maiores índices de espécies ameaçadas

Pesquisa do IBGE avaliou mais 20 mil espécies em todos os biomas brasileiros
Lethycia Anjos -
Joujou está livre
Joujou está livre e totalmente integrada à natureza (Foto: Divulgação / Nathalie Foerster)

Berço de uma das maiores biodiversidades do , Mato Grosso do Sul concentra dois dos biomas com maior número de espécies ameaçadas extinção, é o que revela a Contas de Ecossistemas divulgada nesta quarta-feira (24), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A fauna e flora sul-mato-grossenses é dividida em três biomas, Pantanal, e Cerrado, sendo que os dois últimos apresentaram os maiores índices de espécies ameaçadas, o que engloba a fauna e flora. Os dados mostram que na Mata Atlântica, de 11.811 espécies avaliadas, 2.845 estão em ameaça, ou seja 24% do total, além disso, oito espécies foram declaradas oficialmente extintas.

Pesquisador do IBGE, Leonardo Bergamini explica que diversos fatores contribuem para que a Mata Atlântica figure como o bioma com maior número de espécies ameaçadas.

“Está relacionado com características intrínsecas ao próprio bioma, com muitas espécies endêmicas, espécies com distribuição restrita, mas também existe um fator que é o histórico de ocupação da Mata Atlântica, o bioma com maior histórico de ocupação e maior perda de área nativa. E há um terceiro fator: a maioria das instituições e centros de pesquisa está localizada nesse bioma, então existe uma maior disponibilidade de informações sobre sua biodiversidade, o que permite avaliar melhor o risco de extinção das espécies”.

No Cerrado, de 7.385 espécies avaliadas, 1.199 foram consideradas em risco, o que corresponde a 16,2% do total de animais e plantas avaliados. Apesar disso, o bioma não apresentou novas espécies em extinção.

Pantanal apresenta o menor índice de espécies em risco

Em contrapartida, o apresentou os menores índices de espécies ameaçadas, com 4,1% dentre as 1.825 avaliadas. Apesar disso, desde a última pesquisa, realizada em 2014, o bioma registrou uma nova espécie em extinção.

Vale ressaltar que os biomas que tiveram maiores índices de espécies consideradas ameaçadas também registram maiores números de espécies avaliadas pela pesquisa.

A pesquisa baseou-se em listas de fauna elaboradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e flora, pelo Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Ao todo, foram avaliados 21.456 espécies de animais e plantas em todos os biomas do país, o que corresponde a 12% de toda a biodiversidade brasileira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Carreta da Justiça atende mais de mil pessoas cidades do interior

Ministro prorroga trabalhos de conciliação sobre marco temporal

Com aumento de doenças respiratórias, Prefeitura faz reunião neste sábado

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Últimas Notícias

Polícia

Carcaças de onças-pardas abatidas são encontradas em fazenda de MS

Os policiais foram ao local após denúncia anônima

Brasil

Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

O alerta divulgado nesta sexta-feira (25) pelo ministério

Trânsito

Defensoria exige semáforo em cruzamento perigoso do anel viário na BR-163

No Jardim Veraneio de Campo Grande

Polícia

Motorista é preso com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados na MS-164

Apreensão na zona rural de Ponta Porã