Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores de Corumbá podem pedir isenção da ‘taxa do lixo’ por site

Pagamento da taxa estará disponível a partir de maio
Karina Campos -
lixo
Fatura deverá vir desvinculada de contas fixas, como de água e luz (Foto: Arquivo/Midiamax)

Os moradores de podem solicitar a isenção na taxa da coleta de lixo a partir desta quarta-feira (5), pelo site da Prefeitura Municipal. O valor da fatura passa a ser cobrado para todas as residências da região urbana a partir de maio.

Para pedir a isenção, o morador deve acessar o site da prefeitura, inserir o número da unidade consumidora da conta de água, preencher os dados pessoais e do endereço. Haverá um campo descrito “Solicitação de Isenção”; “Solicitação da taxa social”; ou “Escolha a forma de cobrança da Taxa de Resíduos Sólidos que deseja”. Outras opções de revisão do pagamento estarão disponíveis.

Para fazer a solicitação de isenção, o munícipe deve anexar: documento com foto, última conta de água, comprovante do CadÚnico (Cadastro Único) – Folha resumo (V7); e comprovante de inscrição imobiliária. Já para solicitar a taxa social, além dos documentos já mencionados, é preciso enviar também a última conta de energia elétrica.

O morador que escolher a cobrança da taxa de resíduos sólidos, deve optar em “Cobrança em guia específica” ou “Cobrança mensal com a fatura de água”. Para o exercício 2023, a TRS só poderá ser parcelada mensalmente – com parcelas iguais e fixas – na cobrança em conta de água ou através de guias específicas.

Preenchida a opção desejada e anexados os documentos necessários, basta o munícipe clicar em enviar formulário. O sistema ainda disponibilizana tela o apoio de técnicos pelo Whatsapp e pelo Helpdesk, além de permitir que o contribuinte acompanhe o histórico de todas as solicitações feitas por ele.

Suspensão de fatura conjunta

O (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu pela da cobrança da ‘taxa do lixo’ junto com a fatura de água no município de Corumbá. A decisão é da juíza de direito, Luiza Vieira Sá de Figueiredo.

A juíza alega que cobrança “demonstra uma situação de abusividade do ponto de vista das normas consumeristas, tendo em vista a cobrança realizada sem a anuência prévia do contribuinte”.

Do mesmo modo, Luiza Figueiredo afirma que a liminar não impede a cobrança da taxa de coleta de lixo, mas “determina que ela não pode ser cobrada conjuntamente com a fatura de água sem que haja uma autorização prévia e expressa do consumidor”.

A prefeitura alega que a medida é amparada pela Lei Federal nº 14.026 – conhecida como o “Marco do Saneamento Básico”, aprovada em 2020.

Vale lembrar que o município cobra a taxa desde 2006, anteriormente através do (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). A Câmara Municipal aprovou a mudança na cobrança no ano passado.

Diante disso, foi instituída pela Lei Complementar Nº 317, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), em dezembro de 2022, a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos de Corumbá que começará a ser cobrada no mês de maio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Contrato para revitalizar antiga rodoviária de Campo Grande é prorrogado pela prefeitura

Últimas Notícias

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade

Mundo

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Suposta traição, fim do casamento, demissões; confira tudo o que se sabe sobre o suposto caso de infidelidade flagrado em show do Coldplay