Mesmo com a população de Zigurats, Corguinho perdeu habitantes nos últimos 12 anos

Corguinho ganhou as páginas quando a internet ainda não era tão popular por conta da ‘aparição’ do ET Bilu

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
corguinho
Vista aérea de Corguinho (Foto: Arquivo)

Tendo como seu morador mais ilustre o ET Bilu, nem a população da cidade de Zigurats ajudou Corguinho, que perdeu habitantes, segundo o último Censo Demográfico de 2022, divulgado na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Caso Bilu ainda viva entre os terrestreS, ele deve integrar o grupo de 4.783 habitantes recenseados, no ano passado. Esse dado é 1,62% menor que a população do Censo de 2010. Naquele ano, a cidade era constituída de 4.862 moradores, reduzindo em 79 pessoas em 12 anos.

A densidade demográfica do município ficou em 1,81 hab/km², distribuídos em 2.640,814 km² de extensão. Corguinho também administra os distritos de Taboco, Fala Verdade, Baianópolis e Furnas da Boa Sorte, além de abrigar a Cidade Zigurats – famosa pela arquitetura diferenciada.

corguinho
Cidade de Zigurats (Foto: Silas Ismael/ Zigurats)

Nos dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na última quarta-feira (28), Corguinho aparece como a 6ª menos populosa do Estado, perdendo apenas para Novo Horizonte do Sul (4,721), Alcinópolis (4,537), Taquarussu (3,625), Jateí (3,586) e Figueirão (3,539).

Município de garimpeiros

O povoamento teve início em 1931, quando uma leva de garimpeiros nortistas e nordestinos tomaram conhecimento de garimpos nos córregos Carrapato e Formiga. O nome ‘Corguinho’ se originou do córrego do mesmo nome que banha a cidade.

Conforme a prefeitura, os garimpeiros insatisfeitos com o resultado da exploração, levantaram acampamento e desceram o rio Aquidauana, até a foz do ribeirão Corguinho, onde encontraram novas jazidas de aluvião e os resultados da exploração foram promissores, atraindo novos garimpeiros, consolidando a formação do povoado.

corguinho
Corguinho (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Corguinho)

Os garimpeiros ficaram espalhados pelas margens do rio Aquidauana, até sua cabeceira, onde era conhecido como Fala Verdade, sendo, porém, na foz do Ribeirão Corguinho, estabelecido o maior número de famílias, originando assim a atual sede do município.

Em março de 1934, o povoado de Corguinho foi elevado a distrito de Aquidauana, sendo que após o desmembramento do município de Rochedo, em novembro de 1948, o povoado de Corguinho, passou a pertencer ao mesmo, juntamente com o atual município de Rio Negro.

Em dezembro de 1953, o povoado foi elevado à condição de município. É nessa data que o município comemora a sua emancipação política.

corguinho
Famoso ET Bilu (Foto: Reprodução)

De Corguinho para o mundo

“Apenas que… busquem conhecimento”: a frase simples e direta dita em rede nacional em 2010 pelo personagem ET Bilu reverbera até os dias de hoje e tornou Corguinho o lar de uma das mais famosas histórias de extraterrestre do Brasil.

Além disso, o povoado de Zigurats fica na área rural do município. O local é uma cidade onde o povoado mora em casas de telhados arredondados, abobadados em forma de arco, domo, quadriculado e piramidal, seguindo fórmulas para dificultar o destelhamento, caso ocorram acidentes climáticos na região.

Por conta dessa estrutura, Zigurats é conhecida como a cidade preparada para o ‘dia do apocalipse’ (ou fim dos tempos). Como um grande centro de pesquisa de ufologia e civilizações antigas, o local também abriga um CICTEC (Centro de Inovação Científica e Tecnológica), que tem o primeiro observatório astronômico de Mato Grosso do Sul.

corguinho
Cidade de Zigurats (Foto: Silas Ismael/ Zigurats)

Conteúdos relacionados