Pular para o conteúdo
Cotidiano

MEC confirma: vacina da Covid será exigida para matricular crianças nas escolas a partir de 2024

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024
Thalya Godoy, Fábio Oruê -
vacinação
Carteira de vacinação de crianças deve constar imunizante da Covid-19 em 2024. (Divulgação, PMCG)

Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, que estudam em uma instituição de educação infantil, deverão apresentar o comprovante de imunização contra a Covid-19 no ato da matrícula a partir de 2024, de acordo informação do MEC (Ministério da Educação) confirmada ao Jornal Midiamax

O comprovante na carteira de vacinação entregue nas escolas será necessário após a inclusão da vacina da Covid-19 ao Calendário Nacional de Vacinação, que compõe o PNI (Plano Nacional de Imunização). A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde, no dia 31 de outubro.

Contudo, o MEC explica que a não apresentação do comprovante não impede a efetivação da matrícula, conforme assegura o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). No entanto, conforme legislação estadual, pais ou responsáveis que não apresentarem a carteira de vacinação atualizada podem ter que dar explicações ao Conselho Tutelar e para autoridades de saúde.

O ECA estabelece que:

Art. 14. O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.

§ 1 o É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.257, de 2016).

Vacinação de crianças em Campo Grande

Vacina contra Covid-19 está disponível no SUS. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Conforme explica a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de , é necessária a apresentação da carteira de vacinação dos alunos com até 14 anos que estudam na Reme (Rede Municipal de Ensino), no ato da matrícula. 

Segundo a pasta, a carteira deve estar atualizada e nela deve constar o comprovante de imunização de todas as “vacinas consideradas obrigatórias de acordo com os calendários de vacinação da criança e do adolescente, conforme a faixa etária, em consonância com a disposição de norma do Ministério da Saúde”, diz a secretária. 

Porém, a Semed assegura que a não apresentação dessa carteirinha não impede a efetivação da matrícula e nem que o aluno não frequente as aulas. 

O responsável legal do pode efetivar a matrícula, mas em prazo determinado apresentar o documento atualizado na coordenação da unidade escolar. 

Lei estadual dá prazo de 30 dias para regularização

Em , a Lei Nº 3.924/2010 prevê a obrigatoriedade da apresentação da Carteira de Vacinação no ato da matrícula escolar em todo território estadual para alunos com até 18 anos.

O texto também prevê que a falta de apresentação ou desatualização do documento não proíbe a matrícula, mas estabelece o prazo de 30 dias para regularização.

Caso não seja cumprido, o caso pode ser comunicado ao Conselho Tutelar e à Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, da SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde).

Como fica a vacinação da Covid em 2024?

vacinação vacina
Vacinação está disponível para todos os públicos, a partir dos seis meses (Divulgação/PMCG)

O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação, a partir de 2024. A medida inclui alguns grupos prioritários que são mais vulneráveis a desenvolver casos graves da doença. 

Confira os grupos que compõem essa lista:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
  • Idosos;
  • Imunocomprometidos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Indígenas;
  • Ribeirinhos e quilombolas;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Pessoas em situação de rua.

O Ministério apontou no fim de outubro que Mato Grosso do Sul e apresentaram aumento lento nas ocorrências de SRAG (Síndrome Respiratórias Aguda) positivas para Covid-19 na população de idade avançada, mas sem reflexo no total de casos identificados. 

Vacina segue disponível no SUS

Outro ponto destacado pela pasta é que os adultos imunizados continuam protegidos dos quadros mais graves da Covid em decorrência do vírus original, a variante Ômicron e subvariantes.

A vacina está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) para toda a população a partir dos seis meses de vida. Os adultos maiores de 18 anos que receberam duas doses podem receber a dose de reforço da vacina bivalente.

Nas unidades de saúde, é possível fazer a atualização da caderneta de vacinação. Em Campo Grande, a vacina segue disponível em dezenas de unidades de saúde.

Clique aqui e confira todos os locais de imunização na Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Terceiro caso de gripe aviária em 2025 é registrado em cisne negro em Minas Gerais

Soraya quer Ciro Nogueira fora da CPI das Bets e senador reage: auxiliou lobista

Motorista de bitrem foge após provocar acidente em viaduto e ‘travar’ rodovias em Campo Grande

Taís Araújo viverá Elza Soares em cinebiografia produzida por Fernando Meirelles

Notícias mais lidas agora

Peça-chave em fraudes, empresário marcava encontros com ex-adjunto da SED para repassar propina

Pai confessa ter matado mãe e bebê em Campo Grande para não pagar pensão

frio frente fria

Previsão de frio intenso acende alerta para saúde de grupos vulneráveis; saiba como se proteger

Deputado Vander Loubet articula com Itaipu Binacional investimentos para MS

Últimas Notícias

Loterias

Loterias Caixa sorteia concurso da Mega-Sena com prêmio de R$ 7,5 milhões

Sorteios nesta terça-feira são de concursos da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Timemania e Dia de Sorte

Brasil

Bolsonaro causou desconforto ao convocar Torres para live sobre urnas, diz delegado da PF

Delegado é testemunha do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres

Cotidiano

Cadê a Bella? Idosa com Alzheimer segue chamando por cachorrinha desaparecida há 3 meses

Cachorra desapareceu após prestador de serviços deixar o portão da casa aberto

Política

TRE-MS condena blogueiro a pagar R$ 20 mil em indenização à Dione Hashioka por fake news

Fake news nas eleições rendeu operação e cassação de diploma dos eleitos