Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem maioria de pardos e apenas 3% que se declaram indígenas, diz Censo

Em 12 anos, o percentual de autodeclarados brancos caiu, mas segue sendo mais de 40% da população de Mato Grosso do Sul
Priscilla Peres -
IBGE (Marcos Ermínio, Midiamax)
Agente do IBGE (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Em , 42% da população se autodeclara branca. O percentual é alto, mas menor que os 47% registrados em 2010. Os dados são do Censo 2022 e, mais do que a miscigenação da população, mostram como as pessoas se enxergam. na sociedade.

Em 12 anos, mais de 23 mil pessoas passaram a se autodeclarar indígenas. Dessa forma, o índice da população de Mato Grosso do Sul que era de 2,99% de indígenas em 2010 subiu para 3,48% em 2022.
O percentual de autodeclarados pretos também cresceu ao longo dos anos. Foram quase 60 mil pessoas pretas a mais em 2022, elevando o índice estadual para 6,5% da população. Em 2010, apenas 4,9% dos sul-mato-grossenses se declaravam pretos.

A população de pessoas que se declaram amarelos caiu em 12 anos, de 1,22% para 0,71%, em números absolutos, foram 10 mil a menos. Já de pardos cresceu, chegando a quase metade da população. Em 2022, 46% ou 1,2 milhão de habitantes se declararam pardos em MS.

Municípios, raça e cor

Os dados do IBGE ainda mostram a divisão de cor e raça por município de Mato Grosso do Sul. Em 2010, 61% se declaram brancos em Paranaíba e 64% da população de Ladário, era de pardos autodeclarados.
Japorã tinha o maior percentual de indígenas com 49% da população, Rio Negro concentrava 1,97% de amarelos e 10,7% de pretos estavam em .

Em 12 anos pouca coisa mudou. Paranaíba segue sendo o município com maior percentual de brancos autodeclarados, 54% dos moradores em 2022. A maioria dos pardos passou a ser em Ladário, com 66% da população autodeclarada.

Corguinho manteve 10,77% da população preta, e 57% da população de Japorã se autodeclarou indígena. Dois Irmãos do Buriti despontou com 1,32% da população amarela.

Idade média por cor ou raça

A idade média da população de Mato Grosso do Sul é mais baixa do que a média nacional. Os dados do IBGE de 2022, mostram que enquanto no Brasil a idade média é 35 anos, no Estado é de 33 anos.

Já por raça e cor apenas os pretos de Mato Grosso do Sul tem idade média superior a do Brasil, com 37 e 36 respectivamente. Em relação aos autodeclarados brancos, a média de idade estadual é 34 enquanto a nacional é de 37 anos.

Indígenas tem a menor idade média, com 22 no Estado e 23 nacionalmente. Pardos tem idade média de 32 nas duas esferas e amarelos, 44 no país e 43 no Estado.

De longe, indígenas tem a menor média de idade no Mato Grosso do Sul, o que demonstra a baixa expectativa de vida. Em o dado mais alarmante, idade média de 11 anos e em Jateí, 15 anos. As maiores médias são de Taquarussu e Camapuã, com 49 anos.

Amarelos apresentam a maior média de idade, sendo 60 anos em Taquarussu e Terenos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bem-vinda, Lily: Max Verstappen e Kelly Piquet comemoram nascimento da filha

População comparece e forma fila para tomar vacina nesta sexta-feira

Inquérito apura denúncia de atendimento de fonoaudiólogas uma vez por semana em Miranda

Gestante passa mal após ser ameaçada pelo ex enquanto lavava roupas

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Com 135 mortes e hospitais cheios, MS reforça vacinação contra a gripe

Filho de mulher atacada por marido em ONG estava dormindo durante confusão que acabou com homem esfaqueado

Últimas Notícias

Famosos

Rodrigo Hillbert sofre acidente durante maratona: ‘Serve de alerta’

Rodrigo Hillbert chegou a ser submetido a uma cirurgia às pressas devido a um acidente que sofreu durante uma maratona de mountain bike

Polícia

Servidora presa por dirigir bêbada e agredir PM é solta após fiança de R$ 4,5 mil

Mulher alegou que foi arrastada pelos policiais de dentro da conveniência

Brasil

Emendas: Dino manda Congresso e governo se manifestarem após Sóstenes não responder intimação

Líder do PL alegou imunidade parlamentar para não responder ao ministro

Sem Categoria

Caseiro que matou fazendeiro de Deodápolis com tiro de espingarda tem prisão preventiva decretada

Ângelo Gabriel Pereira Franca, de 55 anos, o caseiro acusado pela morte do produtor rural Vilson José Tondato, de 65, com um tiro de espingarda, teve sua prisão preventiva decretada pela juíza Natália Devechi Picoli Antunes na última quarta-feira (30). O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (28), no Sítio Jardim do Éden, na 15ª … Continued