Lixo acumula após feriado de Natal e falta de coleta desespera moradores: ‘não tem onde colocar’
Em muitos bairros de Campo Grande, já não não há mais espaço para armazenar resíduos
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Moradores de várias regiões de Campo Grande estão reclamando do acúmulo de lixo em bairros e, especialmente, em condomínios após o feriado de Natal, quando não houve coleta na Capital. O trabalho foi retomado na terça (26) e, três dias depois, muitos lugares continuam sem os resíduos recolhidos.
Já não há mais espaço para armazenar lixo no Condomínio Village Parati, por exemplo. Por lá, os condôminos têm realizado a limpeza da grama e do mato que cercam o local, gerando um aumento exponencial de sacos a serem descartados. Além desses detritos de limpeza, há ainda o lixo orgânico de todas as casas. “Não tem mais onde colocar”, diz uma moradora à reportagem.
Situação parecida acontece em um outro condomínio na Rua Pernambuco, no Centro de Campo Grande, onde a coleta só passa às segundas-feiras. Como o feriado de Natal caiu em uma segunda e o de Ano Novo também cairá, a preocupação é que a Solurb só colete o lixo no dia 8 de janeiro.
No bairro Rita Vieira, moradores fazem a mesma reclamação. De acordo com quem vive na região, o caminhão de coleta não passa há mais de seis dias, gerando transtorno e mau cheiro nas ruas.
O Jornal Midiamax entrou em contato com a Solurb, concessionária responsável pela coleta do lixo de Campo Grande, e questionou se a empresa responsável por coletar o lixo da Capital organiza algum cronograma para recolher os resíduos acumulados desde o Natal ou se, mesmo com os feriados, no retorno aos trabalhos, o cronograma seguirá normalmente.
Por meio de nota, a CG Solurb explicou que os coletores tiveram folga no dia 25 de dezembro, conforme negociação de acordo coletivo de trabalho, o que prejudicou a logística de coleta em bairros cuja circulação dos caminhões de lixo ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras.
“No dia 27/12 (quarta-feira), a coleta ocorreu normalmente. No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência. As regiões afetadas serão priorizadas na frequência de sexta-feira, quando deverá ocorrer a normalização do serviço”, traz a nota.
Confira nota na íntegra:
A CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda. informa que, em relação à falta de coleta de resíduos sólidos em alguns bairros do município na data de ontem, dia 27/12/2023, esclarece o seguinte:
A coleta de resíduo sólido domiciliar e comercial nos bairros de Campo Grande ocorre, em sua maioria, em duas frequências pré-estabelecidas: segunda, quarta e sexta-feira, e terça, quinta e sábado.
Devido à ausência de coleta no feriado do dia 25/12/2023 (segunda-feira), os bairros atendidos na frequência de segunda, quarta e sexta tiveram a coleta de lixo prejudicada.
No dia 27/12 (quarta-feira), a coleta ocorreu normalmente. No entanto, devido ao acúmulo de lixo, associado à grande geração de resíduos nesta época do ano, não foi possível concluir a coleta em todos os bairros atendidos por essa frequência. As regiões afetadas serão priorizadas na frequência de sexta-feira, quando deverá ocorrer a normalização do serviço.
Os bairros com coleta às terças, quintas e sábados não foram afetados, pois a coleta ocorreu normalmente no dia 26/12 (terça-feira), assim como está previsto para hoje, dia 28/12 (quinta-feira). O mesmo se aplica à região central, onde as coletas domiciliares ocorrem diariamente, exceto aos domingos, e nos dias 25/12 e 01/01.
É importante ressaltar que nos dias sem coleta, evite deixar seu lixo na rua para evitar atrair animais e gerar mais sujeira.
Destacamos que todos os esforços operacionais possíveis foram empreendidos na tentativa de concluir o recolhimento dos resíduos de todas as residências.
Ressaltamos que nossos coletores e motoristas trabalham em todos os feriados do ano, com exceção dos dias 25/12 e 01/01, nos quais têm o direito de descanso assegurado através do acordo coletivo de trabalho.
Acrescentamos que estamos com um contingente de mão de obra e equipamentos 30% maior, buscando regularizar os serviços em todas as regiões afetadas pela coleta de lixo na data do dia 27/12 até o dia 30/12.
Fala Povo: fale com os jornalistas do Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax! Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas.
Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook. Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões com total sigilo garantido pela lei. Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.
* Atualizada Às 16h para acréscimo de posicionamento
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
Com 594 votos, Edna Bonelli será a 1ª mulher a comandar a OAB de Dourados
Disputa eleitoral na 4ª Subseção teve quatro chapas inscritas
Evento terá atendimentos a migrantes internacionais e refugiados em Campo Grande
Serão prestados atendimentos e orientações jurídicas para facilitar a integração
Ana Marcela Cunha é heptacampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas
O feito alcançado após a baiana de 32 anos de idade fechar a etapa da Arábia Saudita
Polícia de MS cumpre mandado no PR em relação a quadrilha de furtos de veículos
Com apoio da Divisão Estadual de Narcóticos) da Polícia Civil do Paraná
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.