Pular para o conteúdo
Cotidiano

Limpeza de túmulo conecta Lorena com a mãe, vítima da violência do marido há 28 anos

Lorena perdeu pai e mãe no mesmo dia em tragédia
Aline Machado, Karina Campos -
Limpeza de túmulos (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Em cada túmulo, cada lápide e uma família que cemitérios de há histórias de dor ou saudade por lembrar de alguém. O Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), reúne milhares de pessoas em lembranças. Uma das é Lorena Aparecida Cano dos Santos, hoje com 30 anos, que era um quando teve a mãe assassinada pelo próprio pai. Ela relembra a dor de não crescer ao lado da mãe biológica, sepultada no Cemitério Cruzeiro.

Não há como evitar que as lágrimas escorram pelo rosto quando fala das mães, a biológica e de criação, ambas falecidas. Lorena tinha dois anos quando o pai disparou contra a mãe e depois tirou a própria vida, em . Vizinhos que ouviram os disparos avisaram a polícia, e uma equipe encontrou a menina na cama, próximo aos corpos. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu após uma semana internado.

A história está marcada na pequena cidade interiorana de Mato Grosso do Sul. O pai biológico era um militar conhecido na região, tinha histórico de ciúme. Ele foi sepultado na cidade, enquanto a mãe na Capital por conta dos parentes que moram aqui.

Lorena tem apenas uma foto em família (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Mas, apenas aos 14 anos, Lorena conheceu o passado. Ela havia sido criada por uma tia e tio, que até então seriam os pais. Um vizinho perguntou como ela se sentia “depois de tudo”, fala que revelou a perda da mãe verdadeira. A gratidão e afeto permanecem aos pais de criação, apesar de na época despertar uma confusão de sentimentos pela descoberta por terceiros, e não pela família.

Lorena limpava o túmulo da mãe nesta manhã. Para ela, esta é uma maneira de demostrar o cuidado, uma conexão com alguém que teve a vida interrompida de forma trágica. Ela guarda apenas uma foto, onde está junto aos pais, a única fotografia em família. Apenas o pai de criação está em vida.

“São sentimentos misturados de angústia por como a história terminou, mas alegre porque não poderia ter sido criada por uma família melhor. Tenho irmãos [dos pais de criação]. O dia é para me conectar às lembranças. Minha mãe de criação morreu em dezembro, próximo do Natal, por isso não comemoro mais. Perdi uma parte de mim, ela era tudo para mim”.

Mães de criação

Marcos Roberto da Conceição, segurança de 48 anos, também se assemelha a história por ter crescido com mãe de criação, a avó. A matriarca tinha 94 anos quando morreu de covid-19. Entretanto, de forma repentina. Ela havia passado mal, foi atendida em uma unidade de saúde e voltou para casa. Após dois dias, passou mal novamente e faleceu.

“Fico muito triste, perdi mais que uma avó, perdi uma mãe. Minha mãe [verdadeira] morreu quando era criança, fui criado pela minha avó. Ela era uma mãe para mim, foi tudo para mim, mas também entendo que é o ciclo da vida e sou muito grato porque ela deixou para a família muita coisa boa, valores, que nós queremos continuar passando”, disse.

(Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Movimento nos cemitérios

A expectativa é receber cerca de 30 mil visitantes neste dia. Comerciantes e ambulantes também aproveitam a data para faturar. Analise Rodrigues do Santos, 51 anos, realiza a limpeza dos túmulos. Com vassoura, balde e vassoura espera tirar um extra, pois está desempregada. Cada limpeza varia de R$ 15 a 20 por jazigo.

“Este ano o movimento está fraco, atendi cerca de cinco pessoas, até umas 10h30. Conheço muitas histórias tristes, mas não pergunto muito, porque é delicado. Tem pessoas que não falam nada além de contratar o serviço”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Golpistas clonam conta de aplicativo de mensagens e simulam sequestro em Dourados

MS amanhece com chuvas e frio de 15°C nesta segunda-feira

Polícia irá investigar velocidade e causas do acidente que matou empresário em evento automobilístico

Jovem é agredida e ameaçada após desacordo em programa sexual em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

luto

[ BASTIDORES ] Luto tomou conta em MS…

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Concursos em Mato Grosso do Sul somam mais de 700 vagas e salários de até R$ 8 mil

Confira a lista de concursos e processos seletivos ativos em MS

Polícia

Tenente-coronel condenado na Máfia dos Cigarreiros é denunciado por improbidade administrativa

Em janeiro deste ano, o MPMS pediu pela exclusão do militar dos quadros da PM

Famosos

MC Guimê pede Fernanda Stroschein em casamento: ‘Te amo’

Juntos há pouco mais de um ano, MC Guimê anunciou o noivado com a influenciadora Fernanda Stroschein; veja o momento especial

Sem Categoria

Movimento Sem Terra bloqueia BR-060 durante protesto em Sidrolândia

Condutores enfrentam congestionamento em dois sentidos da rodovia na manhã desta segunda-feira