Pular para o conteúdo
Cotidiano

Junho chuvoso: MS já registrou 250% a mais do esperado para o mês em 15 dias

Apesar de índice positivo, 18 cidades tiveram volume abaixo da média histórica
Karina Campos -
foto chuva chuvas
Imagem ilustrativa. (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Os primeiros 15 dias de junho registraram chuvas acima do esperado para média histórica em Mato Grosso do Sul, ultrapassando de 200 a 250% do que era previsto. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria favoreceu o alto volume, aliada pelo transporte de umidade.

De 38 cidades, 20 tiveram volume acima da média, contra 18 com índice negativo de 4 a 88%, como Maracaju (-9%), Iguatemi (-17%), Amambai (-25%), Juti (-58%), (-55%), Coxim (-4%) e Caarapó (-80).

O monitoramento indica que os maiores volumes foram marcados entre 12 e 14 deste mês. Três Lagoas bateu recorde de 250% acima da média histórica, pois era esperado 35,5 mm e ultrapassou os 124 mm; em o volume de chuva marcou 129,8 mm, enquanto eram esperados 43,2 mm para o mês, o que representa volume 201% acima da previsão. Em Campo Grande, o acumulado de chuva foi de 110,4 mm enquanto o esperado para o mês todo, ou seja, a média histórica de chuva em junho é 37,7 mm.

Os dados consideram valores observados de precipitação acumulada de 1º a 15 de junho das estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e pluviômetros automáticos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

cemtec

Calor no inverno?

O inverno se aproxima e a estação, entre 21 de junho e 23 de setembro, compreende o período mais frio do ano, com noites mais longas, dias mais curtos e temperaturas amenas. Segundo o prognóstico para o inverno de 2023, a estação apresenta os menores índices pluviométricos do ano para Mato Grosso do Sul, a estiagem. O Cemtec aponta que é esperado para o trimestre volume entre 100 e 200 mm para o Estado. A região sul pode variar de 200 a 300 mm e na região norte de 50 a 100 mm.

“Os índices de precipitação acumulada, para o trimestre JAS (julho, agosto e setembro), indicam que as chuvas ficarão dentro e ligeiramente acima da média histórica”, destaca o balanço.

Já sobre a previsão para temperatura do ar, o monitoramento diz que deve ficar acima do esperado, ou seja, um inverno mais quente que o normal. Isso não significa que não terá dias frios, mas sim que o inverno, de forma geral, será com temperaturas acima da média histórica.

Há previsão de 94% em probabilidade na atuação El Niño para o trimestre, que é o fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico, com condições menos previsíveis para o Estado. “A tendência geral é de aumento das chuvas e padrões de temperaturas mais elevados, principalmente no inverno. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”, aponta o Cemtec.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação