Pular para o conteúdo
Cotidiano

Frio chegando: Inmet alerta para queda de 5°C na temperatura em Mato Grosso do Sul

Frente fria avança derrubando sensação térmica em todo Estado
Karina Campos -
casaco
Moradores agasalhados em Campo Grande (Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Como previsto, já registra queda de temperatura nesta quinta-feira (13), devido à passagem da frente fria. A região de fronteira, como em Sete Quedas e Ponta Porã, marcou mínima de 9°C na madrugada. A tendência é que os termômetros caiam ainda mais.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para declínio de 5°C na temperatura em todo Estado, com aviso laranja, que indica perigo e risco à saúde. A massa de ar frio ganha força vinda do sul do Brasil. Cidades de Rio Grande do Sul, e Paraná registram avisos de vendaval, tempestade e até neve.

As condições são reflexos da passagem de um ciclone extratropical, alterando o cenário dos últimos dias de estiagem. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), municípios de fronteira marcaram chuva de volume significativo, como Amambai (17 mm), Itaquiraí (16,6 mm), Sete Quedas (14,8 mm), (13 mm), (13 mm), Itaporã (11,2 mm), Juti (11 mm).

Nas primeiras horas da manhã, a região enfrentou frio de 9,9°C e ventos de 69,1 km/h. Sete Quedas liderou as mais baixas temperaturas, em seguida está Ponta Porã (10°C), Amambai (10,9°C), Caarapó (11,6), Iguatemi (11,6°C), Itaquiraí (11,8°C) e Dourados (12°C).

O fenômeno favoreceu rajadas de vento que ultrapassaram 60 km/h: Itaquiraí (69,1 km/h), Iguatemi (60,1 km/), Ivinhema (59 km/h) e Juti (58,7 km/h).

Geada de 3°C

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que depois da passagem as temperaturas baixas serão acentuadas, principalmente ao sul, de 7°C a 9°C e máxima de 23°C, a partir de quinta-feira (13). Nas regiões norte e nordeste, são esperadas mínimas entre 13 e 16°C e máximas podem atingir os 28°C.

Na região oeste do Estado, as temperaturas mínimas ficam entre 12 e 16°C e máximas podem chegar até os 27°C. Em Campo Grande, mínima de 12°C e máxima de até 24°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores de 30 a 50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

As menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado (15), com valores entre 5 e 8°C, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. “Contudo, pode-se esperar valores de temperatura mínima ainda mais baixa, entre 3 e 5°C. Em Campo Grande a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 6 e 8°C”, destaca a previsão do Cemtec.

alertas
Alertas do

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação