Hospital Universitário de Campo Grande pode ganhar novo centro cirúrgico com recursos do PAC
Por não ter obras paradas, hospital poderá investir em melhorias e reestruturações
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Anunciado na última sexta-feira (11), o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinará R$ 44,7 bilhões em recursos para Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o setor de saúde receberá investimentos direcionados ao Humap (Hospital Maria Aparecida Pedrossian) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Ainda sem definição sobre a alocação específica dos recursos, o PAC poderá beneficiar diferentes áreas do Humap-UFMS, como a reforma do centro cirúrgico, a revitalização da sala de hemodinâmica, a reestruturação elétrica e a implementação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
“Como ainda não temos informações oficiais, não sabemos se os recursos serão direcionados para usos específicos ou se teremos alguma margem de escolha na aplicação desses fundos, mas temos essas prioridades”, informou o hospital.
Em nota, o Humap-UFMS afirmou que, no momento, não existem obras paralisadas no hospital, o que implica que os recursos do PAC serão direcionados para novas melhorias na instituição.
“Nos últimos dois anos, concluímos a reforma do ambulatório geral, da clínica médica, da Unidade Coronariana e a construção do bunker da radioterapia, que eram as pendências que tínhamos”, esclareceu.
O HU possui 25 programas de residência médica em áreas clínicas e cirúrgicas, dois programas de residência uniprofissional em saúde e um programa de residência multiprofissional, com 206 residentes em formação. É também unidade de formação para mais de 300 graduandos.
Novo PAC
Com o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo governo federal na sexta-feira (11), pela primeira vez os hospitais universitários federais receberão investimentos para aprimorar e expandir o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
O Humap-UFMS faz parte do eixo “Educação, Ciência e Tecnologia Educação Superior”, que prevê a retomada, conclusão e novas obras em Hospitais Universitários Federais em todo o país. Além de Campo Grande, o Hospital Universitário de Dourados também será beneficiado pelo programa.
Ao todo, serão investidos 1,5 bilhão de reais no período de 2024-2027, com recursos destinados também para aumentar a capacidade de ensino, pesquisa e inovação.
De acordo com o anúncio do Governo Federal, as intervenções por meio do PAC abrangem todos os hospitais da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Notícias mais lidas agora
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Últimas Notícias
Eliezer compartilha momento inusitado nas redes: “Perdemos o umbigo do Ravi”
Principal suspeita é a pet dos influenciadores
Marcada audiência de funcionário que matou pecuarista com golpes de facão após discussão em fazenda
Autor chegou a dizer que era irmão da vítima e teria direito a uma futura herança da família, mas o pai do réu negou
Bares se empolgam, mas comércio teme horário a mais na 14 de Julho em dezembro: ‘públicos diferentes’
O centro de Campo Grande vai viver uma experiência nova neste final do ano. Com a recente vida noturna da Rua 14 de Julho, o tradicional horário estendido do comércio da Capital vai coexistir com a agitação da noite na principal via comercial e coração do município. Entretanto, há uma aparente discordância entre os setores…
Arábia Saudita reduz tensão com o Irã e endurece críticas a Israel
O tom adotado contrasta com a realidade que o Oriente Médio vivia há menos de dois anos, quando sauditas e iranianos eram arquirrivais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.