Pular para o conteúdo
Cotidiano

Focado no turismo ecológico, Parque das Cachoeiras deve ser lançado em setembro em Campo Grande

Complexo vai abranger Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho e região da Usina Abandonada do Ceroula
Karina Campos, Nathália Rabelo -
cachoeira
(Divulgação, Governo de MS) - Ilustrativa

Mais uma opção de turismo sustentável está prestes a nascer em , isso porque a prefeita Adriane Lopes confirmou na manhã desta quinta-feira (17) que o complexo denominado Parque das Cachoeiras tem previsão de ser lançado em setembro deste ano. Focado no turismo ecológico e responsável, o Parque vai contemplar regiões de cachoeiras que vão receber diretrizes de preservação.

Adriane Lopes esteve presente em agenda no Shopping Marrakech nesta manhã quando atualizou o assunto. A criação do complexo já estava sendo prevista desde maio deste ano com a aprovação do que autorizava o município a desafetar, desdobrar e permutar áreas da Energisa para o complexo turístico.

Assim, a legislação municipal tem como objetivo a criação do Parque Natural Municipal de Campo Grande na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho, a Usina Abandonada do Ceroula, entre outras belezas naturais.

“Já tinha sido aprovado pela Câmera. Vamos fazer uma permuta diária com a Energisa. Aquela área estava sendo degradada de forma incorreta. [Será o] primeiro parque municipal de Campo Grande no parque turístico para que a gente possa explorar de forma correta e validar as áreas que temos na nossa cidade, aliando natureza com as pessoas. São cachoeira belíssimas onde tem um movimento. Foi a primeira usina de Campo Grande, queremos fazer o Museu de contemplação”, afirmou Adriane.

Assim, o município alega que o principal problema é o descarte incorreto de lixo na região, o que prejudica a preservação ambiental. Então, a visitação vai acontecer da forma certa, com passeios realizados em . Assim, população pode esperar passarelas para contemplação das cachoeiras, espaços para foto e até para fazer rapel.

“Será de recurso próprio quando vai ser licitado”, complementa Lopes.

Projeto de Lei foi aprovado em única votação

Em única discussão, foi aprovado o projeto de Lei nº 10.958/23, que autoriza o a desafetar, desdobrar e permutar áreas de sua propriedade com área de propriedade de Energisa Mato Grosso do Sul. Conforme a proposta, de autoria do Executivo, a área será destinada para criação e construção do Complexo Turístico e Esportivo Cachoeira do Céuzinho.

A prefeitura justifica que esta proposta busca subsidiar a Lei Municipal 6.966/22, de autoria dos vereadores Carlos Augusto Borges (Carlão), William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Zé da Farmácia e Papy. A legislação municipal tem como objetivo a criação do Parque Natural Municipal de Campo Grande na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho, a Usina Abandonada do Ceroula, entre outras belezas naturais.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, a proposta já contemplava autorização para a prefeitura realizar permuta de áreas públicas ou outro procedimento, com a Energisa e proprietários rurais da Região da Bacia do Córrego Ceroula, “com a finalidade básica de preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e de recreativo sustentável”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Está na lista? Prefeitura divulga resultado de seleção com 226 vagas nas áreas da saúde e direito

onça que matou caseiro batizada nome

Em seu novo lar, onça que devorou caseiro é batizada com nome ‘de peso’

Com 235 esperando vaga, público vacinado não chega a 50% em Campo Grande

Cármen Lúcia denuncia racismo sofrido por ministra do TSE

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: PF mira fraudes de mais de R$ 20 milhões em contratos da educação em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Antes de ser executado a tiros, jovem foi espancado por grupo de 8 em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Previsão de tempestade deixa 11 cidades de MS em alerta; confira

A previsão indica tempestades entre 20 e 30 mm e ventos intensos até 60 km/h

Famosos

Jojo Todynho desiste de adoção de menino angolano: ‘Não tive coragem’

Jojo Todynho pegou os fãs de surpresa ao revelar que desistiu da adoção de Francisco, menino que conheceu na Angola; entenda o que rolou

Transparência

Promotoria vai acompanhar mudança de unidade psiquiátrica para “puxadinho” de CAPS na Capital

A investigação busca garantir a continuidade e a qualidade do atendimento a pessoas com transtornos mentais graves

Brasil

Justiça ouvirá influenciador que atropelou noivo no dia do casamento

Homem ficou foragido por dez meses