Pular para o conteúdo
Cotidiano

Focado no turismo ecológico, Parque das Cachoeiras deve ser lançado em setembro em Campo Grande

Complexo vai abranger Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho e região da Usina Abandonada do Ceroula
Karina Campos, Nathália Rabelo -
cachoeira
(Divulgação, Governo de MS) - Ilustrativa

Mais uma opção de turismo sustentável está prestes a nascer em , isso porque a prefeita Adriane Lopes confirmou na manhã desta quinta-feira (17) que o complexo denominado Parque das Cachoeiras tem previsão de ser lançado em setembro deste ano. Focado no turismo ecológico e responsável, o Parque vai contemplar regiões de cachoeiras que vão receber diretrizes de preservação.

Adriane Lopes esteve presente em agenda no Shopping Marrakech nesta manhã quando atualizou o assunto. A criação do complexo já estava sendo prevista desde maio deste ano com a aprovação do que autorizava o município a desafetar, desdobrar e permutar áreas da Energisa para o complexo turístico.

Assim, a legislação municipal tem como objetivo a criação do Parque Natural Municipal de Campo Grande na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho, a Usina Abandonada do Ceroula, entre outras belezas naturais.

“Já tinha sido aprovado pela Câmera. Vamos fazer uma permuta diária com a Energisa. Aquela área estava sendo degradada de forma incorreta. [Será o] primeiro parque municipal de Campo Grande no parque turístico para que a gente possa explorar de forma correta e validar as áreas que temos na nossa cidade, aliando natureza com as pessoas. São cachoeira belíssimas onde tem um movimento. Foi a primeira usina de Campo Grande, queremos fazer o de contemplação”, afirmou Adriane.

Assim, o município alega que o principal problema é o descarte incorreto de lixo na região, o que prejudica a preservação ambiental. Então, a visitação vai acontecer da forma certa, com passeios realizados em . Assim, população pode esperar passarelas para contemplação das cachoeiras, espaços para foto e até para fazer rapel.

“Será de recurso próprio quando vai ser licitado”, complementa Lopes.

Projeto de Lei foi aprovado em única votação

Em única discussão, foi aprovado o de Lei nº 10.958/23, que autoriza o Poder Executivo a desafetar, desdobrar e permutar áreas de sua propriedade com área de propriedade de Energisa Mato Grosso do Sul. Conforme a proposta, de autoria do Executivo, a área será destinada para criação e construção do Complexo Turístico e Esportivo Cachoeira do Céuzinho.

A prefeitura justifica que esta proposta busca subsidiar a Lei Municipal 6.966/22, de autoria dos vereadores Carlos Augusto Borges (Carlão), William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Zé da Farmácia e Papy. A legislação municipal tem como objetivo a criação do Parque Natural Municipal de Campo Grande na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho, a Usina Abandonada do Ceroula, entre outras belezas naturais.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, a proposta já contemplava autorização para a prefeitura realizar permuta de áreas públicas ou outro procedimento, com a Energisa e proprietários rurais da Região da Bacia do Córrego Ceroula, “com a finalidade básica de preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e de lazer recreativo sustentável”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dourados

Prefeitura de Dourados emite alerta de golpe com uso de brasão do município

Defesa de Lucas de Lima fala em ‘perseguição’ do PDT ao rejeitar volta ao partido

Mato Grosso do Sul deve ganhar 665 novos reservatórios de água para atender famílias assentadas e quilombolas

avião

Monomotor faz pouso de emergência na BR-101 de Santa Catarina

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Estudantes de Mato Grosso do Sul vão representar o país na maior feira de ciência do mundo 

Últimas Notícias

Cotidiano

Mora de aluguel? Declarar essa despesa à Receita Federal é obrigatório; saiba como fazer

Aluguel é rendimento tributável por parte do locador e uma despesa por parte do inquilino

Polícia

VÍDEO: Após colisão, BMW vai parar em canteiro nos altos da Avenida Afonso Pena

Após bater e perder o controle, um veículo modelo BMW foi parar no canteiro da Avenida Afonso Pena, próximo à Vila Morena, espaço de eventos de Campo Grande. O acidente acontece no final da manhã deste sábado (5), e envolveu, aparentemente, dois veículos de luxo. Vídeo gravado por testemunhas, e divulgados em uma página de … Continued

Polícia

VÍDEO: Homem se pendura em poste para furtar fios de energia

Flagra foi registrado no bairro Guanandi II

Política

TJ-MS derruba decisão que rejeitava ação contra ex-prefeito e 11 ex-vereadores de Lada´rio

A apelação pede indenização de R$ 1 milhão; a ação popular tocada por advogado questionou verba indenizatória ofertada aos parlamentares