Familiares e amigos ocupam UPA de Dourados em protesto contra morte de criança
Manifestação aconteceu neste final de semana
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com faixas e cartazes, familiares e amigos do menino que morreu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foram ao local para pedir justiça. O protesto aconteceu no final da tarde do último sábado (4). Segundo eles, a unidade não solicitou exames da criança durante o atendimento.
A criança, segundo informações da família, foi levada para a unidade dois dias seguidos. No domingo (19), Samuel foi levado pela família por volta das 10h e, segundo a direção da UPA, às 10h10 passou pela classificação de risco.
O menino apresentava dores leves, náusea, febre e dor de cabeça. Logo depois passou pelo atendimento médico e foi liberado. No dia seguinte, a criança deu entrada novamente às 8h30 com crise convulsiva. Passou pela classificação de risco e foi imediatamente medicada.
A direção da UPA informou que, apesar dos esforços da equipe médica, os profissionais não conseguiram estabilizar a criança, que chegou a sofrer paradas cardiorrespiratórias. Às 11h, a Central de Regulação liberou uma vaga na UTI do Hospital Universitário, porém a criança não tinha condições de ser transferida.
A morte do menino foi a segunda envolvendo a UPA de Dourados. Dias antes um adolescente também deu entrada, foi liberado e em seguida retornou com diagnóstico de dengue hemorrágica.
Após críticas de vereadores, no caso da morte do menino de 6 anos, a prefeitura chegou a instaurar procedimento administrativo para investigar o caso, contudo ainda não saiu resultado. A unidade é administrada pela Fundação de Saúde, que presta serviços à Prefeitura de Dourados.
“A tristeza da família, amigos e a comoção de todos pela morte de uma criança é incalculável, e é muito importante esclarecer o que ocorreu na UPA. Tudo será apurado”, disse o prefeito Alan Guedes em nota, que determinou a abertura de uma sindicância para investigar os procedimentos.
Notícias mais lidas agora
- Catafalco: Traficantes usavam carro de funerária para transportar cocaína e maconha em MS
- Famoso por abrigar Park’s Bar por mais de 30 anos, espaço no Itanhangá Park será sede cultural da ACP
- ‘Você não é mulher’: Médico se nega a dar resultado de exame e diz que RG é falso
- Mato Grosso do Sul investiga primeira morte por dengue em 2025
Últimas Notícias
Irmão de suspeito morto em confronto após tentativa de roubo em joalheria faz denúncia na Corregedoria da PM
Luiz Kaio, Tainara Gonçalves e um terceiro suspeito morreram em confronto após tentativa de roubo a uma joalheria em Campo Grande
Ministro anuncia que Suriname abriu mercado para carne bovina do Brasil
Anúncio foi feito nesta quarta-feira
Com ruas alagadas, motoristas enfrentam o desafio de não cair em buracos cobertos pela chuva
Campo Grande está sob alerta de tempestade até quinta-feira (6)
Deputados de MS querem comissão para buscar soluções para falta de fraldas e insumos para crianças atípicas
Grupo com mães de crianças e adultos atípicos se reuniu na Alems nesta quarta-feira (5) em protesto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.