Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em seis meses de 2023, casos de dengue em MS superaram soma das notificações dos últimos 2 anos 

Só neste ano, 31 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença
Clayton Neves -
dengue
Larvas do mosquito da Dengue (Reprodução)

De janeiro a junho de 2023 registrou 48.576 casos prováveis de dengue. O número que não para de crescer já é maior que o registro dos últimos dois anos. Em 2022 foram 26.530 e no ano anterior, 10.038. 

Com setor de saúde em alerta pelo crescente aumento da doença no Estado, dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) revelam que o cenário é preocupante. Só neste ano, 31 pessoas morreram em decorrência de complicações da dengue e outros sete óbitos estão sob investigação. Até agora, 34.639 testes deram positivo para a doença. 

No radar nacional, Mato Grosso do Sul aparece com desempenho crítico no comparativo com outros estados. Dos 79 municípios, apenas Aparecida do Taboado tem desempenho satisfatório e está na faixa verde da incidência, que calcula a média de casos positivos levando em consideração a população dos municípios.

, Ribas do Rio Pardo, Terenos, Paranaíba e Tacuru aparecem na faixa amarela e o restante, todos na linha vermelha, com alta incidência de dengue. 

Entre as 31 mortes registradas, vítimas com idades entre 3 e 92 anos. Conforme relatório da SES, o número também supera o total de óbitos de 2022 (24) e de 2021 (14). 

Dos casos confirmados, Campo Grande lidera com mais testes positivos, com mais de 10 mil casos. Na sequência aparecem Três Lagoas, com 4.448, com 1.377 e Ponta Porã, com 1.203 confirmações. 

Na luta contra o avanço da doença, autoridades em saúde insistem para que moradores mantenham cuidados no combate ao  Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Orientações

Caixas d’água, cisternas, tonéis, tambores e filtros necessitam ser tampados. Até mesmo reservatórios de eletrodomésticos devem passar por uma vigilância frequente, como é o caso de geladeiras e climatizadores.

Verifique se a sua geladeira tem um coletor de água do degelo automático (fica na parte de trás, perto do motor). Caso tenha, é preciso limpar com água e sabão a bandeja onde a água é acumulada, pelo menos uma vez por semana. No caso de climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, é necessário retirar o compartimento, esvaziá-lo e lavá-lo.

Ralos limpos e com aplicação de tela evitam o surgimento de criadouros. Além disso, é importante saber que a água com não deve ser derramada em ralos ou na pia – lugares que podem gerar acúmulo –, mas sim na terra ou no cimento quente.

Um modo de prevenir criadouros é descartar objetos no lugar correto e levar o lixo para fora de casa somente no dia da coleta, por exemplo. Recipientes e sacos plásticos, garrafas, latas, sucatas, ferro-velho, entulhos em construção, tudo isso pode ser foco do mosquito.

Furar o fundo das latas e, se possível, amassar, tampar latas de tinta e deixá-las em local adequado, enviar sacos plásticos para reciclagem, amassar copos descartáveis e manter garrafas com tampas ou viradas para baixo são algumas medidas que podem ajudar a eliminar o acúmulo de água.

Sintomas da doença

Dengue é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito da família Aedes, em especial o Aedes aegypti. As causas da dengue podem estar relacionadas à água parada, com desenvolvimento do mosquito. Por isso, ocorrem as ações de conscientização da Saúde e fiscalização nas residências.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), existem sintomas clássicos da dengue, como dores nas articulações e olhos, fraqueza, dores de cabeça e febre, contudo o diagnóstico deve ser feito durante atendimento médico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova MP da Tarifa Social de Energia Elétrica por 423 votos a 36

Agora líder do ranking mundial, sul-mato-grossense Vic defende título de etapa do Mundial

Dólar fecha em ligeira alta e volta a R$ 5,30 com sinais de presidente do Fed

VÍDEO: Paraguai expulsa do país líder mexicano ligado a cartel de drogas

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Suspeito de assassinar jovem encontrada em matagal é preso em Corumbá

Últimas Notícias

Trânsito

‘Parar de trabalhar nisso’: filha chora a morte de pai atropelado na avenida Duque de Caxias

A filha acompanhou os trabalhos periciais na tarde desta quarta-feira

Brasil

Dino cobra da AGU e TCU cronograma para fiscalizar ‘emendas Pix’

Com o despacho, ministro busca acelerar o andamento das apurações em curso

Política

Proposta quer mudar data de posse de governador e vice em MS

Data da posse passaria do ano-novo, em 1º de janeiro, para 6 de janeiro

Cotidiano

Foco de incêndio retorna à Serra da Bodoquena e área segue em monitoramento

O fogo na região não era percebido desde terça-feira (16)