Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em MS, 69 pessoas foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão em 2023

Resgate foi feito por fiscais do Ministério do Trabalho neste ano
Gabriel Maymone -
Equipes de fiscalização do MTE resgataram trabalhadores em situação análoga à escravidão em todo o país (Divulgação, MTE)

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) resgatou 69 pessoas neste ano de 2023 que estavam em situação de trabalho análogo à em Mato Grosso do Sul. O número corresponde a dados de janeiro a novembro e foi divulgado nesta quinta-feira (30).

Em todo o país, foram resgatados um total de 2.847 trabalhadores no período. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos e um recorde em toda a série de pagamento de verbas rescisórias.

Além disso, o MTE fiscalizou no período 516 estabelecimentos urbanos e rurais, o que possibilitou o pagamento de mais de R$ 10,8 milhões em verbas salariais e rescisórias aos trabalhadores resgatados.

O cultivo de café foi o setor com a maior quantidade de resgatados (300), e o setor da cana-de-açúcar, que liderava os dados até junho deste ano, teve 258 resgates. Segundo o MTE, o resultado se deve, principalmente, à atuação da fiscalização, que coordena as ações do Grupo Móvel em parceria com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho, a da União e o Ministério Público Federal. 

A Região Sudeste foi a que registrou o maior número de ações e resgates, com 192 estabelecimentos fiscalizados e 1.043 trabalhadores resgatados, seguida do Centro-Oeste, com 103 fiscalizações e 720 resgates. O Sul teve 475 trabalhadores resgatados e 76 ações realizadas. No Nordeste, foram realizadas 83 ações e 450 resgates e no Norte, 159 resgatados e 62 ações realizadas pelo MTE.

Entre os estados, os maiores resgates ocorreram em Goiás (640), (571) e (380). Minas teve o maior número de ações realizadas (102).

(Com Agência )

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perseguição a traficante termina com tiros e carro apreendido com quase 1 tonelada de drogas

Com superlotação, fila para procedimentos e falta de médicos, HRMS continua sob investigação

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

Investigação é arquivada apesar de reconhecer falha hospitalar em parto de natimorto em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Audiência pública em Dourados discute violência contra crianças e adolescentes

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Algum suporte financeiro? E o luto? No dia em que a morte do caseiro completa um mês, cunhado detalha como família tem lidado com a perda

Cotidiano

Fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Os moradores devem abrir portas e janelas das residências para que o veneno possa atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos

Transparência

PF apreendeu R$ 510 mil em operação contra fraudes em licitações na gestão de Reinaldo

Ex-servidores da SED, ex-adjunto da Educação e empresários foram alvos de operação nesta quarta-feira

Brasil

Lula assina medida provisória da reforma do setor elétrico

Lula apresentou o desenho final da proposta que busca gratuidades na tarifa para milhões de pessoas e abertura de mercado para baixa tensão