Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em evento, prefeitura oficializa regularização de moradias da Homex

A prefeitura de Campo Grande realizou, na noite desta quinta-feira (09), solenidade que autoriza o município a permutar área pública com a área da comunidade da Homex. A prefeita Adriane Lopes (Patriota), sancionou o Projeto de Lei 10.885/2023, que autoriza a permuta de área pública com a área da comunidade da Homex, no evento que … Continued
Diego Alves, Dândara Genelhú -
A Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) está cadastrando as famílias que moram na comunidade (Foto: Kísie Ainoã-Midiamax)

A prefeitura de realizou, na noite desta quinta-feira (09), solenidade que autoriza o município a permutar área pública com a área da comunidade da Homex. A prefeita Adriane Lopes (Patriota), sancionou o Projeto de Lei 10.885/2023, que autoriza a permuta de área pública com a área da comunidade da Homex, no evento que ocorreu na Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão.

Com o acordo, a administração municipal irá repassar à HMX3 Participações (Massa Falida Homex Brasil) uma área de 65,4 mil m² no Riviera Park para incorporar ao município os 28 lotes da comunidade da Homex.

A (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) está cadastrando as famílias que moram na comunidade. A matéria foi aprovada em regime de urgência pela Câmara Municipal na terça-feira (7).

Durante a solenidade, a prefeita falou que houveram várias audiências com juízes para conseguirem esse passo.

“O direito a regularização dos seus lotes. Os secretários estão aqui para garantir que vocês tenham dignidade nos próximos passos a partir daqui. Estamos com 20 equipes aguardando para entrar com ações de recuperação na nossa cidade” disse que apenas estão esperando estiar o tempo e as obras serão em todas as regiões, disse a prefeita.

“Nosso trabalho de regularização fundiária é feita de etapas. Agora com a aprovação do projeto na câmara, a área vai passar efetivamente para o nome da prefeitura”, disse a diretora da Amhasf, Maria Helena Bughi. Ainda de acordo com a diretora, agora será emitida uma certidão de nascimento de cada lote e constará o nome das famílias como proprietárias.

“Recompensa do sofrimento, da luta que passamos o ano todo. Muitas não tinham nem esperança. Estou muito grata”, disse a presidente da associação do bairro, que se identificou como Marta.

Regularização da Homex

Na última sexta-feira (3), a prefeitura anunciou a regularização das 1.500 famílias que vivem na comunidade da Homex. A previsão é de que em 15 dias o município abra licitação para contratar empresa que fará o georreferenciamento do local.

Para regularizar a situação das cerca de sete mil pessoas que vivem no local, a prefeitura fechou o acordo com a empresa mexicana Homex, dona do terreno onde a se formou.

Em 2013, a construtora abandonou o empreendimento iniciado em 2011, desde então, pedia R$ 20 milhões para vender o espaço ao município, valor que travava o avanço de uma definição sobre o lote. Agora, após rodada de negociações, a empresa aceitou ceder o terreno em troca de outra área no Riviera Park.

Condomínio nunca foi concluído

Em 2013, a empresa mexicana abandonou a obra de construção das moradias que começou a ser erguida em 2011. Na época, a Homex informou que estava passando por dificuldades financeiras. O empreendimento contava com dez blocos residenciais, no entanto, apenas seis foram entregues. Com a falência da construtora, o restante da documentação não foi concluído, deixando muitas famílias no prejuízo.

Antes composto basicamente pelo mato e por ruínas das inacabadas obras da Homex, o cenário foi tomado por pedaços de madeiras, telhas e lonas usadas no alicerce dos barracos que, ao longo dos últimos quatro anos, se modernizam e crescem com construções avançadas no local.

O perfil da maioria que mora ali é quase o mesmo: pessoas que viviam de aluguel e enfrentavam sérias dificuldades para conseguir se manter convivendo com duras condições de miséria.

Prefeitura cumprimentando moradores (Foto: Kísie Ainoã-Midiamax)
Evento ocorreu na noite desta quinta (Foto: Kísie Ainoã-Midiamax)
Deputado estadual, Lidio Lopes tambémn esteve presente (Foto: Kísie Ainoã-Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Kaguateka”: voltado às mulheres indígenas, evento será realizado nesta sexta-feira

Pai e filho desaparecem em SC durante tentativa de imitar ‘Largados e Pelados’

Condenados por racismo não poderão ser nomeados em cargo público em Campo Grande

Bruno Henrique é condenado em escândalo de apostas a 12 jogos e multa de R$ 60 mil

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Trump assina decreto que oficializa acordo com Japão com tarifa-base de 15% e investimentos

Últimas Notícias

Cotidiano

Programe-se: desfile cívico e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Condutores devem respeitar as sinalizações provisórias e planejar rotas alternativas

Cotidiano

Donos procuram por ‘Pantera’ desaparecida há dois dias em Campo Grande

Pantera foi vista pela última vez ainda em casa, no Bairro Monte Castelo

Polícia

Réu por matar ‘Opalão do PCC’ é condenado a 24 anos de prisão em Campo Grande

O crime ocorreu no dia 21 de março do ano passado, no bairro Montividéu

Cotidiano

Paranaíba e Coxim empatam na 2.ª posição de ranking nacional de baixa umidade do ar

No ranking de temperatura, Corumbá teve um dia de calor extremo, com a estação instalada na Fazenda Nhumirim atingindo 38,9°C, a segunda maior do país