Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo-grandenses querem ‘virar o jogo’ e reverter baixa adesão em eleição de conselheiros tutelares

No ano passado, somente 3,4% da população participaram da escolha dos responsáveis por garantir direitos das crianças e adolescentes
Eveline Marques -
(Kísie Ainoã, Jornal Midiamax) - Arquivo

vai eleger 40 novos conselheiros tutelares no próximo domingo (1º). No entanto, o comparecimento da população é baixo. Nas últimas eleições, há quatro anos, apenas 3,4% da população compareceu às urnas para escolher os representantes que irão garantir os direitos das crianças e adolescentes no município, segundo dados do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Diante do alto número de abstenção, o Jornal Midiamax foi às ruas para conferir se a população está sabendo das eleições e se pretende participar da escolha neste ano.

Segundo Lucineia Manoel Lemos, ela está ciente da votação, pois tem uma amiga que é candidata. “É importante a população participar para que seja eleito alguém que realmente represente as crianças. Porque hoje em dia estamos vendo muita violência contra as crianças e adolescentes, inclusive dentro da casa da própria família. Então, temos que nos preocupar em eleger alguém que queira representar as crianças”, disse.

Quando questionada sobre a falta de comprometimento da população, de ir votar, ela ressalta, “eu acho que é um pouco de comodismo da parte das pessoas, estão muito tranquilos e acomodados. Não estão preocupadas com os direitos das crianças, por isso comparecem na votação. Mas tem que participar porque tem como mudar a situação, e transformar as crianças um adulto com responsabilidade”.

Para Luís Felipe, que apesar de não poder votar em Campo Grande, pois não é da cidade, “é importante que todos estejam a par dessa eleição, porque o conselheiro vai estar ali para auxiliar tanto os jovens quanto as crianças e escolher qualquer pessoa não é viável. A população tem que estar ciente de quem vai estar a escolher e vai estar à frente”.

Ele, que está acompanhando o andamento da eleição pelas redes sociais, destacou que quando escolhemos nossos representantes, esperamos que eles queiram o melhor para sociedade. “O conselheiro tem que estar ciente, de que ele tem que trabalhar em prol dos adolescentes e crianças”, frisou.  

José Mendes Ferreira falou que soube da votação através de uma irmã da igreja que é candidata. “É muito importante participar, pois tem pais e mães que estão muito ocupados com o trabalho e esquecem de pensar no futuro das crianças. Às vezes as crianças saem sozinhas a noite e isso não pode acontecer, pois é deixa a criança desprotegida. Eu acredito que quando escolhemos uma pessoa para conselheiro tutelar, também somos um pouco candidato, pois temos que ver se estão realmente fazer o papel deles”, destacou.

Como e onde votar

Em Campo Grande, são 56 locais de votação distribuídos conforme a zona eleitoral e o eleitor prevista ficar atento ao local. Para saber onde vai votar o eleitor tem duas opções, uma verificar o com os locais e a outra é ir até o local onde vota regularmente e consultar o local.

Confira aqui a lista com locais de votação para o Conselho Tutelar.

Para votar é necessário estar com o título de eleitor e um documento oficial com foto. A votação acontece das 8h às 17h.

Além dos 40 conselheiros titulares, serão escolhidos outros 80 para suplentes. Os novos servidores selecionados irão atuar em proteção de crianças e adolescentes pelo quadriênio de 2024 a 2027.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira