Alunos estrangeiros que moram em Dourados participam de atividades de acolhimento. A ação é desenvolvida por meio da CEI (Coordenadoria Especial dos Imigrantes). As escolas Municipais Etalívio Penzo, Januário Pereira de Araújo e também a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, são as primeiras a participarem do projeto.
“Esse trabalho auxilia os estudantes imigrantes a se familiarizar mais e a terem um aprimoramento adequado nas escolas. A coordenadoria dos imigrantes nas escolas trabalha para um melhor acolhimento aos estudantes imigrantes. Na escola Etalívio Penzo também realizamos a tradução das provas”, explica Jean Kelson Jolne, coordenador do CEI.
A ação é acompanhada pelos coordenadores das unidades de ensino, que foram escolhidas por famílias venezuelanas, colombianas, haitianos e paraguaias para matricular seus filhos, fazendo da escola um espaço de encontro.
O projeto da CEI visa aderir todas escolas municipais e estaduais que acolhem estudantes estrangeiros para que a escola seja um ambiente acolhedor, compartilhando aprendizagens e inserindo os estudantes estrangeiros e suas famílias nos projetos escolares.