Pular para o conteúdo
Cotidiano

Desembargador do TRF 3 suspende despejo de comunidade indígena em Naviraí

Tribunal federal acatou Agravo de Instrumento contra decisão de magistrado 1ª Vara da cidade
Marcos Morandi -
Indígenas devem permanecer na área (Foto: reprodução, Cimi)

Em decisão proferida nesta quarta-feira (19) em Agravo de Instrumento ingressado pela comunidade indígena de , a Justiça Federal, por meio do TRF 3 (Tribunal Regional Federal), suspendeu a ordem de contra os moradores de Santiago Kue.

De acordo com Justiça, trata-se de agravo de instrumento interposto pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) contra a decisão proferida pelo Juízo Federal da 1ª Vara de Naviraí que, nos autos do processo n. 5001241- 20.2023.4.03.6006, concedeu tutela de urgência em ação de reintegração de posse.

A medida do TRF 3 afirma, ainda, que houve descumprimento das orientações da Resolução n. 510, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para ações que envolvam despejos ou reintegrações de posse em imóveis de moradia coletiva ou de área produtiva de populações vulneráveis.

Por fim, o desembargador federal Herbert de Bruyn, sustenta ser “necessário ponderar os valores em jogo, a fim de restaurar o interesse e a ordem pública, vez que o direito material e individual do proprietário deve ceder frente ao direito coletivo à terra que significa a sobrevivência dos indígenas”.

Segundo o desembargador, o perigo de dano também se encontra presente uma vez que o cumprimento da ordem de reintegração de posse – inserida em contexto de agravamento da tensão social inerente às circunstâncias históricas presentes no Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo ele, o estado de MS é “marcado por divergências fundiárias entre indígenas e proprietários de terra – resultaria em significativos riscos à integridade física tanto das pessoas que permanecem na área quanto dos próprios agentes de segurança pública, hipótese a recomendar a de liminar”.

Ainda no entendimento de Bruyn, “os relatórios juntados nos autos indicam a presença de 42 indígenas na área em litígio, dos quais 14 crianças, seis adolescentes, três idosos e duas mulheres grávidas, a redobrar a precaução e a cautela na determinação da reintegração de posse”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

VÍDEO: Incêndio destrói casa com telhado de madeira no Centro de Rio Brilhante

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

Justin Bieber lança “SWAG II” , seu novo álbum de estúdio , com 23 faixas

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Falha em cabo entre cabines causou acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Últimas Notícias

Esportes

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Na liderança da série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, time de Maracaju promete não dar margem de vantagem para os adversários

Polícia

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Reginaldo possuía ficha criminal extensa e foi alvo de pistoleiros no início da noite deste sábado, em Pedro Juan Caballero

Le Blog Maria Antonia

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

O ator britânico Jonathan Bailey, de 37 anos, estrela da série “Bridgerton” e de filmes de sucesso , anunciou que vai se afastar temporariamente da atuação para se dedicar integralmente à sua instituição de caridade, o Shameless Fund. Em entrevista à GQ britânica, publicada nesta semana, Bailey revelou que a decisão veio após três anos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Os Jonas Brothers estão de volta às telas em clima natalino! O Disney+ divulgou nesta sexta-feira (5) o teaser de “Um Natal Muito Jonas”, novo longa estrelado por Kevin, Joe e Nick. Na trama, os irmãos encantam o público com um show em Londres, mas precisam enfrentar uma verdadeira corrida contra o tempo para chegar … Continued