Pular para o conteúdo
Cotidiano

Depois das festas, academias têm aumento de até 30% nas matrículas para ‘projeto verão’

Depois de 'chutar o balde', muita gente está correndo atrás do prejuízo
Clayton Neves -
academia
(Foto: Arquivo Midiamax)

Se assim como eu, você deixou o ‘projeto panicat’ de lado em 2022, ou pelo menos só durante o período de ‘comilança’ do e Ano Novo, talvez a gente compartilhe do mesmo pensamento para 2023: agora vai, vem verão!

Esse é o plano de muitos campo-grandenses que já começaram a lotar diversas academias espalhadas pela cidade. Em algumas unidades, houve aumento de até 30% nas matrículas de novos alunos. Seja foco para começar a vida ou só desespero de quem comeu demais, a verdade é que esse período de lotação se repete todo ano e já é conhecido dos treinadores.

Funcionário da Performance, rede de academia com seis unidades em , Raul Cavalcante conta que, nas duas últimas semanas de dezembro, o movimento caiu nas unidades, resultado do recesso de fim de ano. “Em um horário em que 50 pessoas treinavam, vinham só 20”, detalha. 

Com a chegada de 2023, a realidade nas academias é outra. “Notamos um aumento significativo na procura, mais de 30%”, comenta o profissional de educação física. 

Entre os novatos e os ‘filhos pródigos’ que tornaram à casa, os objetivos se equilibram em quem manteve o foco e quer ganhar massa, e a turma dos que ‘chutaram o balde’ e querem perder peso, ainda mais depois das festas regadas a panetone, rabanada, salpicão e todo o tipo de comida típica no encerramento de ano. 

academia
(Foto: Leonardo de / Jornal Midiamax)

“O principal objetivo nessa época do ano é emagrecer porque geralmente as pessoas comem errado não só nas festas, mas durante todo o mês. Na academia, emagrecer acaba sendo um processo mais simples porque se baseia no défcit calórico, ou seja, gastar mais do que consome. Já a hipertrofia é mais difícil porque inclui fatores genéticos, alimentação, sono e treino”, esclarece Raul.

Ciclo que se repete

Na academia do Sesc, onde trabalha o Everton Mambac Duarte, a realidade foi a mesma. Por lá, o índice de novos alunos ficou em torno de 20%, realidade que, em 12 anos de profissão, ele já viu se repetir muitas vezes. “Só em uma noite eu atendi 12 novos alunos. Começa o ano e as pessoas querem mudança e procuram as academias. É um ciclo que sempre se repete”, comenta.

Em todos os anos, o problema para ‘fitness de primeira viagem’ é a ilusão de que resultados estéticos aparecem do dia para a noite. 

“Na academia o aluno passa por uma adaptação para que o corpo entenda as mudanças. Junto com uma boa alimentação e um conjunto de atividades físicas os resultados aparecem, no entanto, é preciso lembrar que os benefícios não são apenas estéticos, mas no ânimo durante o dia, disposição no trabalho, no sono à noite”, pontua. 

Para quem já voltou aos treinos do ano e para quem ainda não começou, a dica é manter o foco e abandonar os adiamentos. “Às vezes a gente deixa muito para depois e é necessário tomar a atitude inicial. Para uma pessoa que não se exercita, um dia na semana já é alguma coisa. Com o tempo, paciência e disciplina, a atividade física torna-se hábito”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garoa ameaça, mas calor e baixa umidade persistem em Campo Grande

Colisão frontal termina com uma pessoa morta na MS-379 em Dourados

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

Provas serão aplicadas em outubro

Esportes

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Depois do contundente 8 a 0 sobre o Vitória, a torcida do Flamengo esperava nova exibição contra o oscilante Grêmio neste domingo, no Maracanã. Mas a equipe gaúcha resistiu e arrancou um empate, por 1 a 1, com gol do goleiro Tiago Volpi

Trânsito

Familiares de César pedem justiça por morte de César, atropelado em Corumbá

Idoso morreu após 35 dias de internação em Campo Grande

Polícia

Foragidos da megaoperação contra o PCC entraram para a lista vermelha da Interpol; confira os nomes

A investigação apontou que donos de postos de combustíveis foram ameaçados de morte por integrantes da facção