Estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande participaram nesta terça-feira (20), do primeiro dia do Simulado Reme relativo ao 2º bimestre. Mais de 80 mil alunos do 1º ao 9º ano participam das provas, aplicadas entre terça e quarta-feira (21).

No primeiro dia, os alunos realizaram as provas de Leitura, do 1° ao 5° ano e de Linguagens, para os alunos do 6° ao 9° ano. No segundo dia, serão aplicados os testes de Matemática, do 1º ao 5° ano, e de Matemática e Ciências Humanas e da Natureza, do 6° ao 9° ano.

Fernanda Duarte, Chefe da Gerência de Planejamento da Semed (Secretaria Municipal de Educação), ressalta que foi adquirido um aplicativo para correção das provas do simulado.

“A previsão é que em 10 dias, 160 mil provas sejam corrigidas, pois os cartões respostas já foram elaborados no formato do aplicativo”, explicou.

Proposta aprovado pelos alunos

Simulado Reme
Simulado Reme (Foto: Divulgação/Reme)

Na Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira, cerca de 300 alunos dos turnos matutino e vespertino realizam o simulado.

Para a diretora da unidade, Maria Elisa Vilamaior, os alunos estão mais tranquilos na aplicação da prova, pois já tiveram a experiência no bimestre anterior.

“O Simulado Reme é uma iniciativa bastante relevante, pois a gente consegue verificar o nível de aprendizagem do aluno e fortalecer o ponto que ele mais precisa”, disse.

Estudante do 5° ano da Escola Sullivan, Allana Metelo é aluna indígena e ressalta que estudou para ter um bom resultado no Simulado. “Eu acho legal essa prova porque serve para a gente mostrar o que sabe”, destacou.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt visitou as escolas para acompanhar a aplicação do simulado e destacou a importância da avaliação.

“O Simulado tem como principal objetivo fazer com que o aluno possa vivenciar a aplicação de avaliação externa, com isso, vai facilitar para ele fazer futuras avaliações e certamente ajudar no processo de intervenção da escola no currículo, caso ele esteja abaixo da expectativa acadêmica”.