Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cursos profissionalizantes capacitam detentos de MS para o mercado de trabalho

Serão 240 vagas em cursos profissionalizantes de eletricista, manicure, recepcionista, serralheiro, entre outros
Monique Faria -
Foto: Divulgação/Agepen

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Procap (Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes) vão oferecer 240 vagas em cursos profissionalizantes para detentos em processo de ressocialização, em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

As vagas são em áreas como eletricista, manicure e pedicure, marceneiro, barbeiro, recepcionista, maquiador e serralheiro. Todos os cursos ofertados possuem certificado de conclusão e de formação profissional, e ainda há a possibilidade de redução de pena em um dia a cada 12 horas de estudos.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, a qualificação é oferecida de acordo com a demanda local, considerando a dificuldade de ingresso no , somado ao preconceito quando o candidato é ex presidiário. “O ingresso no mercado de trabalho já é difícil e aumenta, consideravelmente, quando é de conhecimento, que o candidato ao emprego é um ex presidiário, mesmo que não deva mais nada mais à Justiça” afirma.

No estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima de , está em andamento o curso de Serralheria, proveniente do Convênio com o Governo Federal PROCAP. Finalizado o curso, serão disponibilizados à unidade prisional todos os equipamentos para a realização de novas capacitações ou para uso em serviços, garantindo a empregabilidade e o aperfeiçoamento constante aos custodiados.

As qualificações profissionais estão programadas para ocorrer em unidades penais de Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e .

Pronatec

O Programa Prisional é realizado em uma ação conjunta entre o Ministério da Educação, FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e Ministério Extraordinário da Segurança Pública, com financiamento do Secretaria Nacional de Políticas Penais/MJ.

De acordo com a chefe da Divisão Assistência Educacional, Rita de Cássia Argolo Fonseca, todas a divisões da área de Assitência Penitenciária atuam de forma articulada para garantir qualificações que sejam assertivas na reinserção dos custodias no mercado de trabalho. “Buscamos atualizações constantes, seja com foco na produção industrial ou artesanal, objetivando facilitar as inserções no mercado de trabalho, por meio dos convênios adquiridos com ”, explica.

Parcerias

Outras frentes de profissionalização para o mercado de trabalho em estabelecimentos prisionais do Estado são ofertadas em parcerias com o Sistema S, dentro dos programas de gratuidades ou por meio parcerias com outras instituições voluntárias, religiosas, entre outras.

Cursos de eletricista rural e pequenos reparos, e de confecção de doces e salgado foram promovidos no Estabelecimento Penal de Aquidauana, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Aquidauana.

Cerca de 25 reeducandos participaram dos cursos, e por intermédio dessas capacitações poderão garantir o sustento de suas famílias no futuro, ao ingressarem no mercado de trabalho formal.

Foto: Divulgação/Agepen

Números

No ano passado, foram capacitados profissionalmente 1.229 reeducandos de Mato Grosso do Sul, em cursos com carga horária superior a 160 horas, por meio do Pronatec, do Procap de parcerias da Agepen com instituições.

Além disso, foram mais de 6.250 participações em atividades educacionais e palestras com carga horária de até 159 horas/aula.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1