Crianças e adolescentes autistas ganham centro especializado da Cassems
Desde a estrutura até a assistência à saúde, Espaço Somos Cassems – TEA foi construído ouvindo as experiências de famílias atípicas
Jurandir Lopes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Caixa dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou nesta segunda feira (23) o Espaço Somos Cassems – TEA, um centro médico dedicado ao acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A nova unidade da Caixa dos Servidores é resultado de uma demanda vinda dos beneficiários.
O presidente da Cassems Ricardo Ayache, ressalta que o Espaço Somos Cassems – TEA é resultado de uma construção entre o grupo de pais e mães e a Caixa dos Servidores para juntos desenvolverem um modelo de atendimento humanizado e que atendam às necessidades dessas crianças.
“A Cassems está sempre muito atenta às demandas dos nossos servidores. A inauguração do Espaço Somos é um exemplo disso, porque foi criado a partir da necessidade desses pais, mães e responsáveis com o objetivo de oferecer acompanhamento e tratamento multidisciplinar humanizado para crianças e adolescentes autistas beneficiários da Cassems”, afirma Ayache.
Cada detalhe do Espaço Somos Cassems – TEA, desde a estrutura até a assistência à saúde oferecida, foi planejado para que não haja comprometimento da neurodiversidade e ofereça segurança e bem-estar para os beneficiários que receberão atendimento especializado.
Entre as participantes das reuniões está a beneficiária da Cassems Ana Sauter, mãe da Aline Sofia, de 15 anos, que tem o transtorno do espectro autista. Ela conta que desde 2015 a filha é atendida pela Cassems e em 2018 integrou um grupo para reivindicar um único local de atendimento. “Fomos recebidos, ouvidos e todas as nossas angústias foram acolhidas para que esse sonho hoje se tornasse realidade. E para mim é uma emoção muito grande ver o espaço concretizado. Tenho a sensação de vitória e concretização dessa mobilização”, pontua Sauter.
A diretora de assistência a saúde da Caixa dos Servidores Maria Auxiliadora Budib ressalta que a participação das mães foi fundamental para que o espaço – da arquitetura até o agendamento – atendesse as necessidades das crianças e adolescentes com autismo.
“Nós já tínhamos espaços como a Clínica da Família e unidades na rede credenciada que atendíamos crianças e adolescentes autistas. E esses responsáveis que faziam o trajeto até os locais e começaram a falar de humanização do espaço. Por exemplo, os espaços que têm escada são difíceis para crianças que tem o transtorno do espectro autista, espaços que tem elevador, então fomos buscando o que tem mais próximo do seu ambiente familiar. Então fomos conversando para chegarmos até o modelo de atendimento humanizado que desenvolvemos para o Espaço Somos Cassems TEA”, reforça Budib.
Com recepção, sala de espera, triagem, mais de 15 consultórios e Cozinha de Ensino, o Espaço Somos Cassems – TEA conta com uma equipe multidisciplinar formada por Neuropediatra, Psiquiatra, Terapeutas Ocupacionais com Integração Sensorial, Psicólogas, Fonoaudiólogos e Nutricionista – Especialista em Seletividade alimentar.
O evento contou com a presença de pais e mães de crianças e adolescentes autistas, conselheiros e diretores da Cassems. Além da secretaria de estado de administração, Ana Carolina Nardes representando o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. E o subsecretário de direitos humanos Ben Hur Ferreira. A subcomandante-geral da Polícia Militar do estado, Neidy Nunes Barbosa Centurião.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Pedro Kemp, Mara Caseiro e Junior Mochi e do deputado federal Beto Pereira. O presidente do PSB, Paulo Duarte. Além da vice-presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande/MS (AMA) Flávia Caloni Gomes, e a vice-presidente da Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (ProdTea), Ericléier da Silva.
Espaço Somos Cassems – TEA será um lugar de transformação, crescimento e aceitação para as pessoas com transtorno do espectro autista. A nova unidade não irá substituir a atual rede credenciada, mas vem para somar.
Localizado na Rua Junquilhos, 469, em Campo Grande, o Espaço Somos Cassems – TEA vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. O agendamento pode ser feito através do contato pelo telefone 67 3309-5459, das 7h às 17h.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Em reforma há dois anos, antiga rodoviária pode ganhar campanha para atrair clientes
Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou projeto de lei que cria a campanha “É do comércio da antiga rodoviária, é nosso, é legal!”
Viih Tube revela motivo de internação após parto de Ravi: “À beira da morte”
Após dar à luz Ravi, Viih Tube precisou ser internada às pressas na UTI; agora, a influenciadora revelou o motivo da hospitalização
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.