É fake: Sesau nega ter dado ordem que gerou revolta nas redes para cortar pediatras em UPAs
Publicação que circula pela internet alega corte de 20% no efetivo de médicos e fechamento da pediatria no Tiradentes e Nova Bahia
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma publicação divulgada no Facebook gerou revolta da população de Campo Grande. No texto, o autor alega que a prefeitura da Capital determinou a redução do número de médicos nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), corte de 20% dos pediatras e o fechamento do setor de pediatria nas unidades de saúde dos bairros Tiradentes e Nova Bahia.
“Tempos sombrios para as crianças: Mesmo com todas as falhas, demora no atendimento de nossas crianças e a sobrecarga dos médicos e pediatras, a Alcaide, determinou através de seu Secretário de Saúde a redução do número de médicos a partir de julho, o corte de 20% dos pediatras nas UPAs e o fim da pediatria no Tiradentes e no Nova Bahia”, diz trecho da publicação.
A publicação também apresenta uma escala de plantões que, segundo o autor, seria implementada a partir de julho. Nela consta o número de médicos escalados em dez unidades de saúde de Campo Grande, já em escala reduzida.
Nos comentários, diversas pessoas manifestaram revolta diante do possível fechamento do setor de pediatria das UPAS e da diminuição dos médicos.
“Isso acontece desde a última gestão. Tenho um parente médico que simplesmente perdeu vários plantões por cortes nessa área tão necessitada da população. E a saga continua… Lamentável”, relatou uma pessoa em comentário.
“O único lugar que acho pediatria com atendimento bom é o Nova Bahia, me desloco do Universitário para ir lá sempre”, escreveu outro membro do grupo.
Sesau garante que não haverá corte de pediatras
Apesar do alvoroço, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), esclareceu que as informações não procedem e não há previsão de cortes ou fechamento do setor de pediatria nas UPAs da Capital.
“Não haverá corte de pediatras. A proposta é remanejar os profissionais que eventualmente atendiam no Aero Rancho e Tiradentes de madrugada para o dia nas demais unidades. Desta forma, a escala seria reforçada, e não reduzida”, diz a secretaria.
Conforme a Sesau, a medida será benéfica à população, visto que durante o período diurno a procura é maior. De madrugada há uma redução de 80% na procura, em comparação com a manhã, tarde e noite.
Já o atendimento em pediatria será mantido 24h nas unidades onde historicamente há uma procura maior. Nas UPAs de maior porte, como Coronel Antonino, Leblon e Universitário, os médicos clínicos são capacitados para atender todas as faixas-etárias, de criança a idoso.
Sobre a escala divulgada no Facebook, a Sesau esclareceu que se trata de uma proposta de adequação dos plantões.
“Nessa escala não há redução, apenas organização e remanejamento para onde há maior demanda. Isso está em discussão e não houve deliberação em relação à implementação de maneira efetiva. A informação de que a mudança passaria a vigorar em julho é equivocada”.
A Sesau ressaltou ainda que está em discussão a criação de Centros para atendimento infantil, o que ampliará a cobertura assistencial especializada, algo inédito em Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Dino propõe que Lei da Anistia não vale para ocultação de cadáver
Ministro citou filme “Ainda Estou Aqui” na argumentação
Provas para estágio no MPMS em 54 cidades têm 26% de abstenção
Gabarito preliminar será divulgado na próxima quarta-feira
Seleção para professor temporário em Japorã abre inscrições nesta segunda-feira
As vagas são para o ano letivo de 2025
Leila Pereira toma posse para 2º mandato no Palmeiras: ‘Que seja ainda melhor e mais vitorioso’
Leila Pereira foi reeleita para seguir no comando do clube paulista com 73,2% dos votos dos associados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.